SSA: Everaldo toma posse na CCJ e é o novo vice-líder da oposição

O vereador do PCdoB, Everaldo Augusto, foi empossado como integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Salvador. Além disso, ele foi escolhido vice-líder da bancada de oposição, que agora tem como líder o vereador Carlos Suíca (PT). Em seu discurso, na manhã desta quarta-feira (11/2), Everaldo Augusto declarou que fazer parte da Comissão é motivo de grande orgulho, já que experiência é um dos requisitos para escolha.

"A Comissão de Constituição e Justiça em qualquer parlamento é uma das principais Comissões Permanentes, porque aprecia a constitucionalidade de todos os projetos em tramitação na Casa Legislativa. Para sua composição, no geral, são escolhidos vereadores mais experientes. Por isso me sinto orgulhoso por ter sido escolhido pela bancada de oposição na Câmara de Vereadores para ser um dos componentes nesta próxima legislatura ao lado de outros vereadores experientes como Waldir Pires e Alfredo Mangueira, que são decanos da Casa”, declarou.

Segundo ele, a expectativa da oposição é que, nesta legislatura, a CCJ consiga romper com a cultura que prevalecia na Casa de não debater, não discutir e não votar Projetos de Lei de autoria de vereadores. “Entendemos que a Comissão deve ter o maior zelo e rigor para fazer tramitar os projetos de vereadores que versam sobre temas importantes e que as vezes ficam por um longo período sem parecer e apreciação. Este é um dos nossos grandes desafios. Porém, já percebo um consenso entre os atuais membros para tratar este assunto como um dos mais importantes.”

Além disso, a Comissão tem o papel de apreciar os Projetos de origem do Executivo relacionados a PDDU, LOUS e outros serviços que a Prefeitura vai prestar. “Vejo minha participação na Comissão com grande expectativa, não somente no sentido de contribuir para que a Câmara consiga produzir resultados importantes para a vida da cidade, mas também como uma oportunidade de aprendizado", afirmou.

Para a presidência da CCJ foi eleito Leo Prates (DEM), com o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), líder da oposição, assumindo a vice-presidência. Ainda integram a CCJ, os vereadores Alfredo Mangueira (PMDB), Geraldo Júnior (SD), Paulo Magalhães Júnior (PSC) e Waldir Pires (PT). Os suplentes são Odiosvaldo Vigas (PDT) e Beca (PTN).

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom Everaldo Augusto