Alice mantém luta para restituir nome do aeroporto de Salvador 

A fim de cumprir o seu compromisso com o povo baiano, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) pediu o desarquivamento do projeto de lei que denomina como “Dois de Julho" o Aeroporto Internacional de Salvador.

Alice mantém luta para restituir nome do aeroporto de Salvador - Lid. PCdoB na Câmara

O projeto que restitui a denominação Dois de Julho ao Aeroporto Internacional de Salvador tramita na Casa há 12 anos. Como presidenta da Comissão de Cultura da Casa, Alice colocou o projeto em pauta no Colegiado, ao longo de 2014, mas sofreu forte pressão dos parlamentares do DEM, que tentaram, a qualquer custo, impedir a votação da matéria.

O aeroporto recebeu o nome do ex-deputado Luis Eduardo Magalhães, filho do cacique político Antônio Carlos Magalhães, em um processo acelerado após a morte do político, em detrimento da data de Dois de Julho, que representa importante fato histórico para todo o povo baiano.

Para Alice, o projeto encontra-se há tantos anos na Câmara devido à correlação de forças políticas que tem ligações com um passado obscurantista da Bahia e que levanta questões afetivas para impedir a retirada do nome de um político que precocemente faleceu. “O que colocamos é que o marco histórico precisa ser respeitado, pois ele vale mais do que qualquer nome individual”, explicou.

Data nacional

O 2 de julho constituiu-se na verdadeira independência do Brasil. A vitória de brasileiros índios, negros e brancos , contra as tropas do General Madeira que continuavam ocupando o Brasil, mesmo depois do 7 de Setembro de 1822. Foi o povo baiano que numa verdadeira e vitoriosa guerra de libertação nacional, única em nossa história, consolidou, de fato a independência do Brasil, conta o texto do projeto de lei.

“Data máxima da Bahia, o 2 de julho é igualmente do Brasil (…) Naquele julho de 1823, consolidou-se a separação do Brasil de Portugal. O 2 de julho ficou na reverência patriótica dos baianos, que desde logo estabeleceram a tradição de comemora-lo anualmente com a repetição da entrada do Exercito Pacificador na cidade de Salvador”, destaca os historiadores.

A deputada lembra que, após apresentação de projeto de sua autoria, o 2 de julho entrou no calendário nacional de datas comemorativas. "Após o reconhecimento da nossa data magna como relevante parte da História do país, o projeto de lei que resgata o nome original do nosso aeroporto é uma das minhas prioridades”, garantiu a deputada.

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal