Petrobras não vende participação no pré e pós-sal, diz Bendine

O novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, deu entrevista ao jornal Valor Econômico e disse, que a estatal vai rever seu plano de negócios para este e os próximos, mas descarta, no entanto, a venda de participações em blocos de exploração.

Aldemir Bendine

"A capacidade de execução dos nossos investimentos estará atrelada à capacidade de caixa da empresa. Isso para nós é regra básica. É isso o que vai nortear o plano de investimento", disse. Mas garantiu que o corte não vai ser drástico “A Petrobras teve um plano massivo de investimento nos últimos anos, inclusive, já começou a capturar os resultados desses investimentos. Agora, ela não tem uma necessidade tão forte de investimento como a que vinha realizando".

Bendine diz que a estatal não venderá a participação nos blocos de exploração do pré-sal e pós-sal. "A grande geração de valor para a Petrobras é o aumento de sua produção. Existe um plano tipo de ativo. O aumento da exploração é o 'core' [coração] da empresa, é o que dá resultado. Vou entregar o ouro?", 

Bendine enfatizou ainda que não vê riscos na redefinição das prioridades . "A Petrobras não vai parar; vai continuar firme, não vai dar marcha à ré; tem um papel fundamental no equilíbrio dessa cadeia, que é a mais importante do PIB brasileiro, mas ela vai ter que trabalhar dentro da realidade do caixa, daquilo que possa realizar."

Fonte: Valor Econômico