Naná Vasconcelos e 11 nações de maracatu abrem o carnaval do Recife

O percussionista Naná Vasconcelos comandou 11 nações de maracatu, manifestação cultural da música folclórica afro-brasileira, acompanhado de 700 tocadores, na festa oficial de abertura do carnaval do Recife na noite desta sexta-feira (13), no Marco Zero.

Em Olinda, maracatu difunde raízes africanas no carnaval

Por volta das 19h30, os batuques atraíram uma multidão para a folia. O cortejo de maracatus fez uma homenagem a Luiz Gonzaga, tocando Praia Dengosa, um maracatu de autoria do Rei do Baião em parceria com Zé Dantas. A música foi composta há 58 anos. A Apresentação teve a participação das cantoras Elba Ramalho, Fafá de Belém e da cabo verdiana Lura. A abertura do carnaval recifense teve ainda a participação do grupo Voz Nagô.

Este ano o carnaval do Recife homenageia o bloco Bola de Ouro e o Maestro Spok. Os homenageados subiram ao palco e trocaram chapéus ao mesmo tempo em que os reis do carnaval 2015 davam as boas vindas à folia de Momo.

Agora, o público acompanha o show do maestro Spok, que recorda seus mestres no frevo. "Vamos tocar cabelo de fogo agora, porque as pessoas não sabem quem é o autor e ele tá aqui", anunciou o homenageado.

Fonte: Agência Brasil