Começam preparativos para posse de novo presidente uruguaio

Com a anunciada presença de vários mandatários na cerimônia de tomada de posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, prevista para 1º de março, foram divulgados, nesta quinta-feira (18), detalhes dos preparativos para essa ocasião.

mujica vasquez - Reprodução

Vázquez, que já ocupou a chefia do Estado de 2005 a 2010, foi eleito para um novo mandato à frente do país nas eleições gerais de novembro como candidato do governante partido Frente Ampla (FA), acompanhado de Raúl Sendic como vice-presidente.

A lista oficial de convidados ainda não foi divulgada pela chancelaria uruguaia, mas extraoficialmente se confirmou que assistirão os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; Bolívia, Evo Morales; Brasil, Dilma Rousseff; Paraguai, Horacio Cartes, e Venezuela, Nicolás Maduro.

Meios de imprensa locais indicaram por sua vez que outras personalidades, como o vice-presidente estadunidense Joseph Biden, foram convidadas ao ato em que o presidente José Mujica entregará a Vázquez a faixa presidencial.

Segundo os arranjos protocolares a cerimônia de investidura começará às 10:00 horas (local) no Palácio Legislativo, onde jurarão a Constituição Vázquez e Sendic, diante de Luzia Topolansky, presidenta temporária da Assembleia Geral.

A senadora Topolansky, esposa do presidente Mujica, permanecerá nessa função até que Sendic tome posse como presidente do Senado e da Assembleia Geral.

No novo Parlamento, que assumiu no domingo passado, o FA tem maioria tanto na Câmara de Representantes como no Senado, como também o teve durante o mandato de Mujica (2010-2015).

Está prevista a assistência de autoridades nacionais e delegações estrangeiras, bem como de numerosos jornalistas de meios nacionais e internacionais, a este ato em que Vázquez anunciará as principais medidas de seu mandato (2015-2020).

Segundo porta-voz da Presidência, os novos governantes uruguaios se transladarão em uma comitiva de veículos até a Praça Independência, onde Mujica repassará a Vázque a faixa presidencial.

No ano 2010, quando Mujica assumiu seu mandato, foi Vázquez que lhe entregou a faixa presidencial.

Fonte: Prensa Latina