O conceito de Caribe evolui, assegura acadêmico
O Caribe é um conceito que evolui de maneira constante, assegurou o diretor do Departamento de História da Universidade West Indies de Trinidade e Tobago, Claudius Fergus.
Publicado 19/02/2015 11:41

Segundo o acadêmico, a região é uma mistura de diversas culturas, idiomas e idiosincrasias, o que torna mais complexo chegar a um conceito definitivo.
Fergus, que participou como orador no colóquio O Caribe: perspectivas a partir de Trinidade e Tobago, organizado no contexto da XXIV Feira Internacional do Livro de Havana, abordou também diferentes temas sobre a construção da identidade insular.
"A cultura e o esporte jogaram um papel importante na formação dos laços comuns", assinalou.
Segundo Fergus, esportes como o futebol, o criquet e o boxe ajudaram a conectar as diferentes nações caribenhas e a derrubar os preconceitos que existiam.
"Pouco a pouco, os esportes fizeram rapidamente o caminho para formação do sentimento regional e deixaram para trás as barreiras idiomáticas".
De igual forma, reconheceu o papel que vários acadêmicos de Trinidade e Tobago tiveram na promoção da identidade caribenha, um sentimento que em sua opinião surgiu relacionado com o africanismo.
"Na atualidade, há um novo impulso a partir de Trinidade e Tobago para unir mais o Caribe", assegurou.
Fonte: Prensa Latina