Celac e Cepal se reúnem para definir ações conjuntas

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) reuniram-se, nesta quinta-feira (19), para coordenar ações conjuntas para a região, informou a chancelaria equatoriana.

Chanceler equatoriano destaca interesses comuns com a China - AVN

Pela Celac liderou o encontro o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, cujo governo exerce neste ano a presidência temporária do bloco regional; enquanto Alicia Bárcena representou a Cepal, na qualidade de secretária executiva da entidade econômica latino-americana.

Segundo Patiño, o trabalho prévio realizado pela Cepal quanto ao desenvolvimento do futuro do subcontinente será de grande ajuda para orientar o desempenho do bloco integrado por todos os países da área, exceto Estados Unidos e Canadá.

"A experiência da Cepal em torno do tratamento de indicadores e objetivos por país será de grande utilidade para a missão que levaremos adiante a partir da presidência da Celac", ressaltou.

Bárcena, por sua vez, pôs à disposição do Equador toda a capacidade do organismo a seu cargo.

"Nós temos todo o compromisso de acompanhar este processo, o papel da Cepal é um papel de acompanhamento e de poder oferecer nossas capacidades técnicas para um grande projeto regional que é a Celac", sublinhou a funcionária, segundo o comunicado da chancelaria local.

Ao assumir em janeiro último a presidência do bloco fundado em 2010, o Equador propôs como objetivos prioritários combater a pobreza extrema e a desigualdade, impulsionar uma infraestrutura financeira regional, fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, e promover iniciativas para o cuidado com o meio ambiente.

Fonte: Prensa Latina