Sistema Cantareira apresenta elevação, governador não descarta rodízio

Voltou a subir o nível do principal manancial que abastece 10 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira. O percentual passou nesta segunda-feira (23) de 10,4% para 10,6%. Essa parcela vem do uso da segunda cota do volume morto ou reserva técnica (retirada da água que fica abaixo das comportas).

Laís Gouveia, da Redação do Portal Vermelho

Cantareira - Reprodução

Apesar do aumento dos níveis das represas que abastecem o Cantareira, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, diz que o rodízio só será suspenso se o patamar atingir 14% da sua capacidade e as obras emergenciais serem concluídas até o fim de março. Porém, o tucano não revelou que as obras de grande proporção que deveriam atender milhares de pessoas, como exemplo, a transposição do Rio Paraíba do Sul, têm a expectativa de serem concluída em 18 meses, ou seja, no fim do segundo semestre de 2016.

Chuvas não resolvem colapso hídrico

A chuva em fevereiro já superou a expectativa para todo o mês para a região metropolitana de São Paulo. Porém, a crise hídrica não terá uma solução pragmática apenas com fatores climáticos.

Enquanto faltar Investimento na modernização e gestão transparente na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por parte do governo de São Paulo, a população estará à mercê de contar apenas com a “ajuda do céu” para sanar o seu sofrimento cotidiano com a falta d´água.