Jornal "Avante!": Sionismo criminoso

Em sua edição desta quinta-feira (26), o jornal do PC Português, Avante!, discorre sobre as novas construções nas colônias ilegais israelenses na Cisjordânia. O jornal aponta um aumento de 40% em 2014 em relação ao ano anterior, citando a ONG Peace Now como fonte. De acordo com a organização, 3.100 habitações foram construídas e outras 4.485 residências foram projetadas nos territórios palestinos ocupados, cifra que representa “um recorde na última década”.

Netanyahu - Kobi Gideon/GPO

Desde meados de março de 2013, foram edificados ou iniciados os projetos de mais de dez mil casas em 44 colônias, considerados ilegais à luz do direito internacional. Números que, para a Peace Now, “mostram que Benjamim Netanayhu faz tudo para tornar impossível uma solução para ambos os estados – israelense e palestino”.

Mas a inviabilização de uma solução política para o conflito árabe-israelita que o sionismo e os seus sustentáculos fomentam, passa, também, pela criminalização das vítimas. É o caso da recente condenação, por um tribunal dos EUA, da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) ao pagamento de 193 milhões de euros em indemnizações pelos atentados cometidos em Israel, entre 2001 e 2004.

A ANP já considerou “negativa” a sentença, ao passo que o governo de Israel, através do seu ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, qualificou-a de “vitória moral para o Estado de Israel e para as vítimas do terrorismo”.

Fonte: Jornal Avante!