PCdoB rebate decisão que autoriza uso de cota por cônjuges

 

A bancada do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Câmara Federal se posicionou contra a atitude da mesa diretora do órgão de conceder aos cônjuges dos deputados o direito de utilizar a cota de passagens aéreas dos parlamentares- entre estado de origem e Brasília.

Em nota, o PCdo B nacional afirmou que considera incorreta e inoportuna a decisão da mesa diretora da Câmara dos deputados que autoriza o uso da cota de passagens para os cônjuges. “Não fazemos parte da mesa diretora e consideramos que esta autorização confronta a essência do uso da verba que deve ser, exclusivamente, para gastos relacionados à atividade parlamentar. A liberação, portanto, não se justifica e, de nossa parte, permanece o impedimento”.

A mensagem termina com a ressalva de que os integrantes do PCdoB na bancada não farão uso do expediente administrativo e que reivindicam sua revisão.

A decisão da diretoria foi impulsionada atende à reivindicação de mulheres de alguns parlamentares. O recurso só poderá ser usado quando o itinerário for entre Brasília e o estado de origem. A Direção-Geral da Câmara informou que o critério para liberar a passagem para o cônjuge será a comprovação do casamento ou de união estável reconhecida em cartório.