Tabaré Vázquez assume presidência do Uruguai

O médico socialista Tabaré Vázquez assumiu novamente a presidência do Uruguai neste domingo (1), por volta das 10 horas, depois de ter sido sucedido por José Pepe Mujica, em 2010. Esta é a primeira vez neste século que um presidente ocupa o cargo por duas vezes no país.

Tabaré Vazquez - Reuters

Com diversos desafios, Vázquez assume novamente o governo dizendo que dará continuidade às políticas sociais que permitiram a redução da pobreza aos níveis mais baixos da história no Uruguai.

"Eu me comprometo por minha honra a desempenhar lealmente o cargo que me foi confiado e a guardar e defender a Constituição da República", disse Vázquez em seu juramento durante um ato que contou com a presença de vários líderes, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

Uma grande caravana com diversos chefes de Estado partiu em direção à Praça Independência onde a população esperava para felicitar o novo presidente. Na cerimônia Vázquez foi recebido por Mujica e o então vice-presidente Danilo Astori, que agora assumirá o cargo de Ministro da Economia.

Às 20 horas deste domingo (1) o presidente vai fazer seu primeiro comunicado oficial em cadeia nacional de rádio e televisão para anunciar as novas medidas de governo.

Do Portal Vermelho
Mariana Serafini, com agências