Seguem as negociações de paz entre as Farc-EP e governo colombiano

A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) e o governo do país sul-americano prosseguem, nesta terça-feira (3), com as negociações em procura de um acordo de paz.

Farc - Luis Robayo/AFP

Ambas as partes se reuniram em Havana durante a semana passada em separado e depois em conjunto com o ex-secretário da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan. Em um dos encontros estiveram presentes os mediadores (Cuba e Noruega).

Em suas declarações, Annan felicitou os progressos das conversas, ao mesmo tempo em que chamou às partes a conseguirem um acordo para pôr ponto final a este conflito.

“É importante conhecer as causas da guerra e os benefícios da paz e neste empenho devem participar as Farc, o governo colombiano e os meios de comunicação”, disse.

“Quando se fala de paz existem normas a cumprir e as discussões das partes devem continuar. Continuaremos o apoio a este processo, existe respaldo da comunidade internacional”, explicou o ex-secretário-geral da ONU.

Os diálogos começaram em novembro de 2012, em Havana, capital cubana.O conflito na Colômbia deixou cerca de 6,5 milhões de vítimas, entre elas mais de 200 mil mortos ao longo de cinco décadas.

Com Cuba e Noruega como mediadores e Venezuela e Chile na qualidade de países observadores, estas conversas já conseguiram consensos nos pontos de reforma rural (maio de 2013), participação política das Farc (novembro de 2013) e drogas ilícitas (maio de 2014).

Fonte: Prensa Latina