Piedad Córdoba: marcha na Colômbia reivindicará cessar-fogo bilateral 

A advogada colombiana Piedad Córdoba, líder do movimento Marcha Patriótica, anunciou, nesta sexta-feira (6), que a manifestação convocada para o próximo dia 9 de abril exigirá a instauração do cessar-fogo bilateral para avançar para o fim do conflito armado.

Piedad Córdoba - Reprodução

Segundo a defensora de direitos humanos, nessa data ocorrerão mobilizações simultâneas em cinco cidades do país: Bogotá, Barranquilla, Bucaramanga, Neiva e Medellín, promovidas também pela União Patriótica, a aliança Pólo Democrático Alternativo e o Partido Comunista, entre outros agrupamentos.

Coincidindo com o Dia de solidariedade com as vítimas do conflito interno, milhares de colombianos marcharão para respaldar os diálogos entre representantes governamentais e das Farc-EP.

“Ao mesmo tempo reivindicarão que todas as armas sejam silenciadas, a fim de frear a vitimização da população civil”, adiantou Córdoba.

A dirigente da Marcha Patriótica, plataforma que agrupa numerosas organizações sociais, exigiu do Governo verdadeiros gestos de paz, entre eles cessar os bombardeios e as incursões do exército que ferem as comunidades, como prova de sua vontade para terminar a guerra.

Adicionalmente, a ex-congressista comentou que os participantes da caminhada defenderão também a realização de uma Assembleia Nacional Constituinte como mecanismo para referendar os acordos entre as ambas partes beligerantes, diálogos que têm como sede a capital cubana desde 2012.

A conflagração ocasionou a morte de 230 mil colombianos, revelaram relatórios oficiais.

Desde o dia 20 de dezembro passado, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) decretaram uma pausa em suas ofensivas bélicas, e paralelamente pediram ao Governo para ordenar o fim dos ataques contra seus acampamentos, como medida de reciprocidade.

Equipes do Executivo e desse agrupamento insurgente começam a analisar atualmente em Havana a opção do cessar-fogo bilateral.

Fonte: Prensa Latina