Mulheres agraciadas em sessão especial com Comenda Berenice Artiaga

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta sexta-feira, 6, sessão especial em homenagem às mulheres que vivem em nosso estado, marcando o Dia Internacional da Mulher, que é comemorado em 8 de março.

Comenda Berenice Artiaga 2015

As homenageadas receberam a Comenda Berenice Teixeira Artiaga. A idealização da solenidade foi da deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do PCdoB, em parceria com as deputadas Eliane Pinheiro (PMN) e a delegada Adriana Accorsi (PT). Isaura Lemos não participou da solenidade por estar convalescendo de dengue.

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), e sua esposa, Maria Célia Gomes Sousa, ex-primeira-dama da cidade de Goianésia, onde desempenhou papel fundamental na instalação da Casa de Goianésia em Goiânia, a primeira casa de apoio do interior do Estado alocada na capital.

Também compuseram a mesa diretora a secretária de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges; desembargadora Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos; conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Carla Cíntia Santillo; coordenadora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), professora Eliana França; secretário de Estado, Henrique Tibúrcio; defensor público geral do Estado, Cleomar Rizzo; promotora de justiça Leila Maria de Oliveira; procuradora do Estado, Valentina Jungmann Cintra; assessora parlamentar Nevilla Palmieri, representando o senador Wilder Morais (DEM); tenente-coronel Lis Andrea; e tenente Luciana Fernandes.
Marcaram presença na sessão diversos parlamentares, entre eles: Álvaro Guimarães (PR), Marquinho Palmerston (PSDB), Zé Antônio (PTB), Iso Moreira (PSDB), Santana Gomes (PSL), Virmondes Cruvinel (PSD), Humberto Aidar (PT), Carlos Antonio (SD), Manoel de Oliveira (PSDB), Francisco Júnior (PSD), Ernesto Roller (PMBD), Lucas Calil (PSL), Marlúcio Pereira (PTB), José Nelto (PMDB), Renato de Castro (PT) e Sérgio Bravo (Pros). O ex-deputado estadual Joaquim de Castro também participou da solenidade.

Abertura

Ao abrir a sessão em homenagem às mulheres, o presidente Hélio de Sousa destacou a importância do evento e da história de Berenice Artiaga no Parlamento goiano e ainda lamentou a ausência da deputada Isaura Lemos, que não pôde comparecer por estar acometida de dengue. A idealizadora da sessão enviou uma mensagem que foi lida pelo presidente da Alego.

A deputada Eliane Pinheiro utilizou a tribuna para contar um pouco da trajetória e ainda destacou a atuação das suas indicadas para receber a honraria. Em seguida, a delegada Adriana Accorsi utilizou da tribuna para destacar a atuação de suas homenageadas e ainda relembrar a trajetória da parlamentar que originou o nome da honraria distribuída nesta manhã. "Primeira deputada estadual na segunda legislatura desta Casa. Destaco a importância dessa homenagem ao abrir as portas do Legislativo para as mulheres."
Após as falas das parlamentares, a cantora lírica, Goiana Vieira da Anunciação ocupou a tribuna e entoou as músicas "Noites Goianas" e "Fascinação".

Discurso das homenageadas

A procuradora do Estado, Valentina Jungmann Cintra, discursou em nome das homenageadas com uma mensagem crítica em relação ao sistema político atual, em que há pouca atuação feminina, e o mercado de trabalho, que trata as mulheres de maneira desigual em comparação aos homens. E finalizou sua fala recitando versos da poetisa goiana Cora Coralina.
Logo após, o presidente Hélio de Sousa repassou a presidência dos trabalhos para a deputada Delegada Adriana Accorsi, para o início da entrega da honraria às homenageadas com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga.

(Com informações da Agência de Notícias da Assembleia)