Coalizão por eleições limpas coleta assinaturas em Manaus 

Neste fim de semana, a Coalizão pela Reforma Política e Eleições Limpas que defende Projeto de Lei de Iniciativa Popular coletou centenas de assinaturas em Manaus, capital do Amazonas, em parceria com eventos relacionados ao Dia Internacional Da Mulher, comemorado no domingo (8). Na sexta-feira (6) e no sábado (7), a mobilização, comandada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi no Centro de Manaus e nas zonas Norte e Leste da cidade. 

Coalizão por eleições limpas coleta assinaturas em Manaus - Ass. Sen. Vanessa Grazziotin

No Centro da capital amazonense, a mobilização pelas assinaturas teve o apoio de dirigentes e militantes da União Brasileira de Mulheres (UBM). Com uma banca localizada no cruzamento das avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro, foi grande o número de pessoas que se interessou em saber do que trata o projeto e manifestou disposição em apoiar a iniciativa.

A senadora Vanessa, que foi reconduzida ao cargo de Procuradora do Mulher do Senado para os próximos dois anos, explicou que o projeto de iniciativa popular defender quatros pontos principais: a proibição do financiamento de campanha por empresas e a adoção do Financiamento Democrático de Campanha; eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada – com garantia de maior participação das mulheres nos parlamentos –, e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais
importantes.

"Enquanto empresas financiarem campanhas, haverá uma pressão para as mesmas atuarem em obras e prestação de serviços aos governos. Temos que acabar com isso, para ampliarmos o combate à corrupção. É isso que defendemos, eleições limpas, e com igualdade para todos que queiram disputar cargos eletivos", ressalta Vanessa.

Mais espaço para mulher

Sobre a busca por mais espaço da mulher na política, a parlamentar foi enfática: "apesar das mulheres serem 52% do eleitorado de nosso país, estamos em apenas 10% dos assentos nos parlamentos, municipais, estaduais e o federal".

Pelo Projeto de Lei de Iniciativa Popular, pelo menos 30% dos assentos nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e no Congresso Nacional serão ocupados por mulheres.

Maria Célia, trabalhadora do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) diz que a corrupção vem destruindo o país, a imagem do Brasil. "Temos que dar um basta nisso, o dinheiro da corrupção tira do povo, tira da saúde e da educação.Precisamos moralizar nosso País".

Sobre a mulher na política, ela acha que só com representantes femininas, as mulheres poderão ser melhor representadas, tendo leis mais condizentes com suas necessidades.

A coleta de assinaturas segue nas próximas semanas em pontos de grande circulação em Manaus e em outras cidades do país. Em cada estado, a campanha é coordenada pelos deputados federais e senadores que compõem a Coalizão.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin