"Impeachment não tem nenhum sentido, não há nem indícios", diz Sarney

O ex-presidente José Sarney saiu em defesa da presidenta Dilma Rousseff em entrevista à BBC Brasil, nesta terça-feira (10) e destacou que o impeachment reivindicado por parte da sociedade "não tem nenhum sentido". "[Dilma] é uma pessoa que tem feito um esforço extraordinário na Presidência e ao mesmo tempo é uma sacerdotisa do serviço público, porque ela é uma mulher que tem tido um trabalho imenso e tem se dedicado de corpo e alma a sua tarefa", afirmou.

é uma sacerdotisa do serviço público, porque ela é uma mulher que tem tido um trabalho imenso e tem se dedicado de corpo e alma a sua tarefa",

“Isso não tem nenhum sentido. É apenas uma reminiscência do impeachment do Collor. Mas isso [o impeachment] não ocorre de nenhuma maneira com a presidenta Dilma.

José Sarney, que assumiu a presidência da república entre 1985 e 1989, lembrou que Fernando Collor de Mello, eleito em 1989, renunciou três anos depois, pressionado diante de várias denúncias de corrupção que o implicavam diretamente. Sarney disse que no caso de Dilma, “não há provas ou apenas indícios” de algum envolvimento diretamente da presidenta em algum crime.

Na entrevista, Sarney comparou o momento vivido pela presidenta Dilma e por ele, ao afirmar que ambos governaram em ambiente complicado economicamente, diferentemente de Lula (2003-2010) e Juscelino Kubitschek (1956-1961), que presidiram o país em tempos de expansão da economia mundial.

Entre 2003 e 2007, o crescimento global esteve acima da média histórica e, embora Lula tenha pegado o estouro da crise mundial em 2008, seus efeitos foram sentidos mais longamente no governo de sua sucessora. “Dilma está governando em tempos difíceis, como também aconteceram no tempo que eu governei."

Reforma política

Sem dizer claramente qual reforma política defende, Sarney falou ainda sobre a necessidade de mudança do sistema político e elogiou as ações da presidenta Dilma neste sentido quando se trata das denúncias de corrupção na Petrobras. "Isso que está ocorrendo agora mostra a que ponto é vulnerável esse sistema. Chegou a um ponto que hoje a nação brasileira toda condena e obriga o governo (a mudar o sistema de controle). A própria presidenta, a cada dia, procura tomar providências que possam realmente assegurar para o futuro que coisas dessa natureza jamais possam acontecer", afirmou.

Lula

Ao longo da entrevista, Sarney teceu elogios a Lula e mais de uma vez exaltou a fato de a população ter eleito um ex-operário para dirigir o país, cerca de 20 anos depois do término da ditadura militar.

Apoios

A declaração do ex-presidente José Sarney se somam ao posicionamento de várias outras lideranças políticas na defesa constitucional do segundo mandato da presidenta, eleita democraticamente em 2014. Diferentes governadores de Estado, prefeitos, deputados e senadores, além de diversos setores da sociedade, estão numa campanha de apoio ao mandato da presidenta que tem sofrido ataques ferozes da oposição, da grande mídia e de parte da elite.

Do Portal Vermelho