Alice Portugal defende valorização dos hospitais universitários 

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) quer colocar em discussão na Câmara dos Deputados as políticas públicas de apoio e incentivo ao ensino, pesquisa, assistência e intercâmbio de experiências dos hospitais universitários. Para isso, a parlamentar protocolou requerimento na Comissão de Educação, solicitando audiência pública para debater amplamente o tema.  

Alice Portugal defende valorização dos hospitais universitários

Para a realização da audiência, a parlamentar buscou parceria dos deputados Jorge Solla (PT-BA), membro da Comissão de Seguridade Social, e Luciana Santos (PCdoB-PE), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia.

“Estes hospitais totalizam, atualmente, 196 instituições, sendo responsáveis por 10% das internações do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a deputada, para quem “o desenvolvimento de políticas públicas de apoio e incentivo aos hospitais universitários, bem como a criação de programas que lhes permitam a troca permanente de experiências exitosas, são ações de interesse da sociedade e que precisam da contribuição da Câmara dos Deputados para que sejam implementadas”, justifica Alice.

Na manhã desta quinta-feira (12), Alice recebeu, em Brasília, a presidenta da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue), Mônica Almeida Neri Abrahue, e outros representantes da associação que pediram apoio à deputada na instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Hospitais Universitários.

Alice reafirmou seu compromisso com a instalação da Frente e, como membro titular da Comissão de Educação, anunciou que irá solicitar também a criação de uma subcomissão para manter a discussão do tema no Colegiado.

E adiantou o convite à presidenta da Abrahue para participar da audiência pública, que deve contar com a participação dos ministros da Educação, Cid Gomes; da Saúde, Arthur Chioro; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

A deputada disse ainda que pretende convidar para o evento também o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Targino de Araújo Filho; e a presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal