Morre o co-criador dos Simpsons, Sam Simon

O diretor, produtor e co-criador da série animada The Simpsons, Sam Simon, morreu no último domingo (8) nos Estados Unidos. Aos 59 anos o artista sofria de um câncer em fase terminal.

Sam Simon - Reuters

O câncer havia sido diagnosticado há três anos, na época a expectativa de vida de Simon era de meses, mas ele resistiu muito mais tempo do que o esperado. Quando soube da doença decidiu deixar algo além de seu trabalho artístico e criou a Fundação Sam Simon, cujo objetivo é recolher e cuidar de cães abandonados.

“É com muita tristeza que fazemos este comunicado sobre a morte de Sam Simon. Em sua honra continuaremos com a visão de iluminar nosso trabalho na Fundação Sam Simon”, disse a organização em nota oficial no Facebook.

Simon criou o desenho “The Simpsons” em 1989, junto a Matt Groening e James L. Brooks, e deixou a série em 1993, mas continuou com o título de produtor executivo.

Ao longo de sua carreira ganhou nove prêmios Emmy e foi diretor e produtor programas “Taxi” e “Cheers”.

The Simpsons

O desenho conhecido por sua irreverência costuma fazer críticas não só políticas, mas sociais a vários modelos de sociedade e frequentemente aborda questões polêmicas. Um dos episódios mais emblemáticos chegou ao Brasil em 1996 com o nome “Dois maus vizinhos”, quando os personagens satirizam o ex-presidente dos Estados Unidos, George Bush, em afronta a um comentário que o próprio havia feito em 1992 sobre o desenho, quando disse que a animação atentava contra os valores morais da família.

Assista o episódio completo neste link.

Do Portal Vermelho, com Cuba Debate