O que foi o dia 15?

Qual seria então o posicionamento de maior interesse da Nação e do povo. Penso que, manifestar sim, como o ocorrido, porem contra a corrupção, exigindo punição severa aos corruptos, reforma política que impeça financiamento empresarial para partidos e políticos, e medidas urgentes para propiciar a retomada do desenvolvimento do país.

• Aluísio Arruda

Das manifestações do dia 15 pode se extrair duas avaliações: A primeira, e que foi realmente o fator principal das mobilizações, foi uma manifestação contundente contra a corrupção. O povo brasileiro mostrou que já não suporta mais tanta corrupção.

Essa expressiva e justa manifestação popular deu um recado veemente aos empresários corruptos, aos políticos e principalmente ao governo que poderia ter à inibido, e não o fez.

Portanto o primeiro motivo foi muito oportuno e correto.

O segundo motivo, e que predominou nas palavras de ordem "Fora Dilma" e "Impeachment", é que penso não ser no momento o melhor para o povo e a Nação.

1º – Porque vivemos em um pais democrático, e país democrático de verdade, respeita o resultado das eleições e a vontade da maioria do povo, sejam "analfabetos", corretos ou não.

2º-Um país verdadeiramente democrático respeita sua Constituição e as leis estabelecidas. E pela Constituição não cabe até o momento Impeachment da Presidente.

3º- Quem assumiria no lugar de Dilma? O vice do PMDB,presidente de um partido tão ou mais comprometido com a corrupção.

Em suma seria trocar o mal lavado pelo sujo.

Mas existe um fator mais importante. Qualquer Nação, qualquer povo, almeja e luta por dias melhores, por governos mais democráticos e que tenha maior compromisso com a maioria, formada pela classe média e o povo em geral. O Brasil sempre foi governado pelas elites, que sempre utilizaram do governo em benefício próprio, em desfavor da classe média, dos trabalhadores, do povo em geral. Tivemos um breve intervalo quando assumiu João Goulart, imediatamente deposto pela Ditadura Militar que prejudicou gravemente a Nação e massacrou o povo por 21 anos, só abandonando o poder após retumbantes manifestações populares, (Diretas Já), etc.

Somente agora, após 38 anos, assume o 1º governo democrático e popular com Lula presidente. Seu governo, embora severamente criticado pelas elites, os números mostram avanços nunca dantes conquistados; 40 milhões ascenderam à classe média, 22 milhões saíram da miséria extrema, o acesso às universidades mais que dobrou, milhões de famílias saíram dos barracos e foram morar em casas decentes de alvenaria, com água, energia e esgoto. Só os opositores não admitem que houve melhoria geral à classe média, ao povo e até para elites, que com o aumento do poder de compra faturaram muito mais vendendo automóveis, eletro domésticos, apartamentos, etc. A corrupção que sempre grassou impune passou a ser combatida sem limitações pela Policia Federal, Ministério Público e outros órgãos da Justiça. Quando algum político expressivo ou grande empresário, antes fora preso?

A contragosto da elite a maioria do povo elegeu Dilma para dar continuidade a esse governo de maior compromisso popular. Mas veio a crise que abalou o mundo, principalmente os Estados Unidos e a Europa. O governo Dilma na tentativa de garantir empregos, salários e outros benefícios conquistados, gastou muito mais do que podia, em isenções fiscais, Bolsa Família, Fies, etc. 0 resultado foi um rombo nas contas públicas, consequente aumento da inflação, estagnação econômica por falta de investimentos, enfim crise generalizada.

Qualquer governante que saísse vitorioso das urnas seria obrigado a tomar medidas amargas. Dilma tomou, e está sendo execrada. A corrupção é condenável, mas sempre existiu, só que antes não era combatida, a Globo, Veja, que representam a elite e sempre foram beneficiados em seus governos, faziam se de cegos, ouvidos moucos, boca fechada. Agora em defesa da elite que representam, botam a boca no trombone 24 hs por dia.

Mas existe uma diferença do seu adversário das urnas. Dilma representa os Setores Populares, e o outro conhecido representante das elites. Seu partido o PSDB já fora antes banido com o mesmo slogam Fora FHC.

Qual seria então o posicionamento de maior interesse da Nação e do povo. Penso que, manifestar sim, como o ocorrido, porem contra a corrupção, exigindo punição severa aos corruptos, reforma política que impeça financiamento empresarial para partidos e políticos, e medidas urgentes para propiciar a retomada do desenvolvimento do país.

Mas há que se compreender que infelizmente o povo brasileiro ainda não adquiriu maior clareza política para poder diferenciar tipos de governo, se favoráveis às elites ou aos setores populares. Não conseguem ainda perceber que a elite busca desesperadamente a volta ao poder e usa o descontentamento popular para obter seus intentos.

É uma pena, mas apanhando também se aprende.

• Aluisio Arruda- Jornalista, Arquiteto e Urbanista e ex-presidente do PCdoB-MT