Garis e coletores entram em greve por tempo indeterminado no Paraná

Os funcionários da limpeza pública de Curitiba decidiram entrar em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (17). A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada por volta das 7 horas com ampla participação dos trabalhadores.

Assembleia dos garis do Paraná - CTB

Segundo o Siemaco (sindicato da categoria), a paralisação conta com a adesão de 100% dos trabalhadores – cerca de 2.500 pessoas. Entre as funções dos trabalhadores que pararam estão coletores de lixo domiciliar, garis, roçadores e serventes de limpeza.

Os funcionários exigem reajuste de 20% nos salários e de 30% no vale-refeição. A última proposta apresentada pela empresa Cavo, responsável pelo serviço na capital, foi de 7,7% de reajuste nos salários em março, com mais 1,3% em setembro. Atualmente, os salários dos trabalhadores variam entre R$ 945,94 e R$ 1.118,26, dependendo da função.

A reunião realizada no fim da tarde desta terça-feira (17) entre Ministério Público do Trabalho, Cavo e Siemaco não conseguiu estabelecer um acordo entre as partes que vão analisar uma nova proposta, desta vez apresentada pelo MPT, nesta quarta-feira (18).

Do Portal Vermelho, com CTB