América Latina e UE dialogam sobre cooperação      

Representantes da América Latina e da União Europeia (UE) se reunirão para analisar a implementação do Programa Regional de Cooperação 2014-2020 entre os dois blocos regionais.
 

 

América latina - Reprodução

Segundo adiantou a Secretaria Técnica de Cooperação Internacional (Seteci) do Equador, no encontro de dois dias participam representantes de 18 países latino-americanos, os quais estão interessados em que a cooperação europeia aponte para o fortalecimento das capacidades regionais em pesquisa, educação superior, conhecimento, bolsas, inovação, ciência e alavancagem produtiva.

“Neste marco, o compromisso da UE em cooperação com a região deverá canalizar sua contribuição para o desenvolvimento da capacitação técnica”, apontou a entidade em um comunicado.

A titular da Seteci, Gabriela Rosero, considerou também que a América Latina deve advogar por um maior envolvimento dos beneficiários para conseguir um uso mais eficiente dos recursos alocados.

A reunião desta semana em Quito serve também de preâmbulo à segunda cúpula de chefes de Estado da UE e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), prevista para 10 e 11 de junho próximo em Bruxelas, e onde Equador terá um papel preponderante em sua qualidade de presidente do bloco regional.

A lista de participantes no diálogo regional para a implementação do Programa Regional de Cooperação da UE para a América Latina inclui Cuba, Guatemala, Peru, Paraguai, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, México, Uruguai, Nicarágua, Panamá, Honduras, Colômbia, Venezuela, Equador, Argentina e Bolívia.

“No plano individual, Equador negocia atualmente projetos de cooperação com a UE para o período 2014 – 2017, por um montante de 17 milhões de euros”, assinalou a Seteci.

Fonte: Prensa Latina