Chico Lopes: “Vamos seguir na luta pela instalação da refinaria no CE”

A Petrobras continua como uma empresa financeiramente saneada, de grande poderio econômico, e precisa retomar com urgência os trabalhos para implantação das refinarias no Ceará e no Maranhão, para ampliar o refino de petróleo no Brasil e aumentar o valor agregado à produção nacional.

Essa foi a conclusão de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (25/03), na Comissão Externa sobre as refinarias Premium I e II, a serem instaladas no Ceará e no Maranhão. A Comissão é integrada pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE).

Consultor legislativo da Câmara dos Deputados, especialista em setor petrolífero internacional e ex-servidor da Petrobras, Paulo César Ribeiro Lima apresentou um estudo detalhado sobre a empresa e destacou que a Petrobras continua como uma das maiores e mais poderosas companhias em todo o mundo, plenamente saneada do ponto de vista financeiro e com grandes perspectivas, reforça Chico Lopes.

“O consultor da Câmara, um profissional altamente especializado e um grande estudioso do setor petrolífero, traçou um retrato da Petrobras que é bem diferente daquele que tem sido visto na maioria dos veículos da grande imprensa. Apontou que a Petrobras é uma empresa em excelentes condições financeiras, enxuta, operacional e contabilmente sadia e com todas as condições de seguir investindo e crescendo, com projetos como as refinarias Premium I e II, no Ceará e no Maranhão”, enfatiza o deputado Chico Lopes.

Prejuízo ao Brasil

No estudo apresentado na audiência desta tarde, Paulo César Ribeiro ressaltou que um eventual cancelamento da construção das refinarias, nunca confirmado pela Petrobras, traria prejuízos ao Brasil, prolongando a manutenção do País como exportador de matéria-prima e importador de produto final, com fortes perdas econômicas.

“O especialista detalhou como a Petrobras precisa das refinarias para não permanecer sempre como um grande importador de diesel. O Brasil precisa refinar petróleo no território nacional, agregar valor ao seu produto. A sugestão do especialista é que tenhamos um maior percentual de refino no Brasil, inclusive que isso passe a estar previsto na legislação”, reforça Chico Lopes. “Ele apontou, com todos os detalhes técnicos, como as refinarias Premium I e II vão contribuir com a produção de diesel, querosene de aviação e GLP”, complementa o deputado.

Ao final de sua exposição na audiência desta tarde, o consultor Paulo César Ribeiro Lima, ressaltando falar como cidadão, creditou as notícias sobre eventual cancelamento da construção das refinarias ao momento de instabilidade vivenciado pela Petrobras, devido à chamada “operação lava-jato”.

“Desde o início demonstramos que, enquanto se noticiava o cancelamento das refinarias tendo por base apenas um balanço trimestral da Petrobras, nem a empresa nem o Governo Federal confirmou, de fato, esse cancelamento. Pelo contrário: há R$ 325 milhões de reais destinados para a construção da refinaria do Ceará, através de emenda provisória aprovada em janeiro deste ano”, reforça Chico Lopes, para quem a audiência pública reitera a validade da continuidade dos esforços pela instalação da refinaria.

Coincidência ou não, as ações da Petrobras subiram mais de 5% no pregão desta quarta-feira, 25/3, puxando a alta da Bolsa de Valores de São Paulo.

Apoio ao Governo do Estado

“É importante lembrar que o Governo do Estado do Ceará, que investiu R$ 650 milhões em preparativos para a refinaria, também não desistiu de sediar o empreendimento”, aponta Chico Lopes, manifestando apoio às ações do governador Camilo Santana em cobrança pela confirmação do projeto e por uma uma resposta ao povo cearense.

“Apesar de alguns integrantes da Comissão Externa estarem atuando mais no campo da luta política, do embate com o Governo Federal, vamos seguir na luta quanto ao que concretamente interessa ao Ceará: a instalação da refinaria. A Comissão é um instrumento para reforçar essa cobrança, esclarecer informações e procurar soluções que garantam o direito do povo cearense a esse empreendimento, que pode representar um novo impulso para o desenvolvimento do nosso Estado”, complementa Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)