PCdoB de Fortaleza lança Concurso Literário Marxista

Em sua terceira edição, o tema deste ano será a “Luta de Classes no Brasil”.

Durante as comemorações dos 93 anos do PCdoB, o Comitê Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Formação, lançou a terceira edição do “Concurso Literário Marxista”. O objetivo do concurso é premiar textos inéditos de filiados ao Partido.

Os autores dos trabalhos classificados receberão certificado de participação da Escola de Formação do PCdoB. Além disso, os três primeiros colocados receberão premiação: um Kobo Touch Preto para o primeiro colocado, uma coleção de livros de Getúlio Vargas e a assinatura anual da Revista Princípios para o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Vicente Carneiro, secretário municipal de Formação, destaca que o concurso visa estimular militantes e filiados à leitura e à escrita. “Nosso intuito é reforçar a formação dos nossos quadros e estimular o conhecimento. Já estamos na terceira edição e sempre temos o cuidado de escolher temas que incentivem nossa militância ao estudo e à pesquisa. O deste ano, por conta do acirramento do debate no país, além de ser histórico, pois sabemos que a luta de classes sempre esteve presente na história da humanidade, é essencialmente marxista”, considera.

O dirigente comunista ressalta ainda a ampliação das regras do concurso. “Nas edições anteriores, as inscrições eram restritas aos filiados de Fortaleza. Neste ano aumentamos nossa abrangência para que seja permitida a participação de interessados de todo o Estado. Já estamos analisando inclusive a participação de pessoas que também não sejam filiadas, talvez para as próximas edições do concurso. Nosso intuito é sempre incentivar a leitura, o conhecimento e a formação”, ratifica.

Saiba mais

Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra.

O texto inscrito deverá ser inédito, sem nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico.

Os trabalhos devem ser entregues até o dia 21 de maio deste ano.

Os textos serão analisados por uma comissão julgadora escolhida pela Comissão Organizadora composta por membros da Secretaria de Formação do Comitê Municipal de Fortaleza do PCdoB.
O resultado do Prêmio “Concurso Literário Marxista” será divulgado no caderno cearense do Portal Vermelho.

Íntegra do Edital

De Fortaleza,
Carolina Campos