Venezuela recebe contundente apoio internacional na ONU

Organizações regionais e mundiais, que reúnem a maioria dos países, manifestaram nesta quinta-feira (2), na ONU, seu apoio à Venezuela ante a agressividade dos Estados Unidos.

Venezuela

Em uma sessão chamada Dia de solidariedade com o Povo e Governo venezuelanos, diplomatas de várias nações que intervieram no Conselho de Administração Fiduciária, em nome de blocos de integração, exigiram que Washington dialogue com Caracas, para abordar e resolver suas diferenças.

Após o discurso inaugural do embaixador da Venezuela, Rafael Ramírez, fixaram postura a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP), a Unasul, o Grupo dos 77 mais China (G-77) e o Movimento de Países não Alinhados (Mnoal).

Foi contundente o repúdio ao decreto executivo do presidente estadunidense Barack Obama, de 9 de março, que qualifica a nação sul-americana como uma ameaça incomum e extraordinária para a maior potência militar e econômica da história. Diplomatas latino-americanos e caribenhos destacaram o esforço dos países dessa região geográfica até declarar-se uma zona de paz e de solução pacífica de controvérsias, cenário ameaçado pela agressividade da Casa Branca.

“A região já mudou e agora está repleta de soberania e dignidade”, afirmou o representante permanente do Equador ante a ONU, Xavier Lasso, em nome da Celac.

Por sua vez, o embaixador de Cuba, Rodolfo Reyes, destacou a firme posição da Alba-TCP de condenação ao decreto de Obama, e as reivindicações a Washington de respeito à autodeterminação dos povos e a não ingerência em seus assuntos internos.

O máximo representante uruguaio, Gonzalo Koncke, também reiterou a postura da Unasul, enquanto o encarregado de Negócios iraniano, Hossein Dehghani, expôs a solidariedade do Mnoal, movimento de 120 estados do sul.

No foro, manifestou também seu respaldo à Venezuela o G-77, bloco de 134 países presidido em 2015 pela África do Sul.

Os diplomatas leram no encontro os diferentes comunicados emitidos por essas organizações no mês passado, em apoio a Caracas e condenação às ações unilaterais de Washington.

Individualmente, países como: Síria, Rússia, Nicarágua, Irã, Zimbábue, Sudão, Palestina, Cuba, Bolívia, Argentina e San Vicente e Granadinas expressaram sua solidariedade com a Venezuela.

Fonte: Prensa Latina