Cunha sugere à Fenaj que negocie com líderes PEC do Diploma 

Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) estiveram reunidos nesta quinta-feira (9) com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para discutir a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. A PEC está na pauta do Plenário. 

Cunha sugere à Fenaj que negocie com líderes PEC do Diploma - Agência Câmara

Eduardo Cunha explicou que o texto aprovado pelo Senado enfrenta resistências de algumas bancadas e das entidades patronais. E sugeriu aos representantes da Fenaj que negociem com os líderes partidários e entidades patronais um entendimento que permita a aprovação da PEC.

O presidente da Fenaj, Celso Schröder, explicou ao presidente da Câmara que há uma grande expectativa da categoria pela aprovação da PEC. Ele reafirmou a importância da mudança constitucional, em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2009, que considerou inconstitucional a exigência do diploma. Ele acredita que somente um marco constitucional claro poderá evitar conflitos futuros.

Os dirigentes da Fenaj e dos sindicatos anunciaram que vão montar um calendário de mobilização nas próximas semanas, que envolve contatos com os líderes partidários e com os deputados em geral para aumentar a pressão em favor da aprovação da PEC.

Para Schröder, a reunião com o presidente da Câmara foi mais um ponto positivo da semana de vigília que teve início no Dia do Jornalista, 7 de abril. "A audiência nos deu uma noção real da situação na Câmara e como devemos atuar para conseguir a imediata aprovação da PEC do diploma", destacou.

Leia também:
Deputados lutam com jornalistas pela aprovação da PEC do Diploma

Do Portal Vermelho
De Brasília, com agências