Ato com Renato Rabelo em Campinas marca recepção a novos filiados

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, esteve este sábado (11) em Campinas, interior de São Paulo, onde proferiu o seminário “2015 e os Desafios do Projeto de Desenvolvimento”, que discutiu a atual crise econômica e política pela qual atravessa o mundo e o Brasil.

campcdob

O ato, que ocorreu no saguão do Paço Municipal, contou ainda com a presença de delegações de 12 cidades do Estado de São Paulo e marcou a recepção e filiação de mais de 100 novos militantes do partido, entre eles o ex-deputado estadual pelo PT, Sebastião Arcanjo, o Tiãozinho.

Segundo a presidenta do PCdoB de Campinas, Márcia Quintanilha, a manutenção das conquistas da classe trabalhadora em tempos de crise dependerá da união das forças progressistas e democráticas do país, além do fortalecimento do campo da esquerda: “A chegada de destacadas lideranças populares ao PCdoB municipal inaugura um novo e promissor período na luta contra o avanço da extrema direita”, ressaltou.

O deputado federal e presidente estadual do partido, Orlando Silva, falou aos novos filiados sobre a história do PCdoB e o significado de ser comunista nos dias de hoje: “Fazemos parte de uma organização política cujos militantes deram a própria vida pela democracia e pelo Brasil. Cada um de nós é uma peça-chave para evitar um novo golpe e ajudar na construção de um país mais justo, igualitário e socialista”, disse.

Vereador de Campinas Gustavo Petta saudando o ex-deputado Tiãozinho.

No seminário, que durou cerca de uma hora e meia, Renato Rabelo também ressaltou o papel dos militantes comunistas na defesa da democracia e afirmou que defender o governo Dilma é defender a legalidade: “Diante da escalada da direita conservadora, que usa o discurso do combate à corrupção para confundir a opinião pública, não podemos vacilar no apoio ao governo da presidenta Dilma”, frisou.

Rabelo lembrou os casos de corrupção que estão sendo investigados com aval do próprio governo: “Nunca se investigou e se puniu tantos corruptos como hoje, mas a mídia corporativa inverte os fatos para tentar criminalizar Dilma e o PT”.

Para Rabelo, a atual estagnação da economia brasileira é reflexo da mais grave crise pela qual passa o capitalismo em escala mundial. “É preciso buscar um novo modelo de crescimento e o governo federal está tentando. Temos que ter essa compreensão ampla da realidade para perceber que o Brasil não é o único a enfrentar dificuldades”, informou.

O presidente nacional do PCdoB finalizou citando as bandeiras que os militantes devem levantar neste momento de turbulência: “a defesa da democracia e da legitimidade do governo eleito pelo povo; a defesa da Petrobras e da engenharia nacional; a luta contra a corrupção a partir do fim do financiamento privado de campanha; e a retomada do crescimento com inclusão social e sem prejuízo aos direitos trabalhistas”.

Após calorosa recepção, o ex-deputado Tiãozinho agradeceu a acolhida de seus novos camaradas e homenageou todos os militantes do PCdoB ao lembrar o exemplo dos que morreram na luta contra a ditadura militar: “Venho me somar ao PCdoB com a consciência de que passo a representar um partido de muita luta. É uma responsabilidade e uma honra para mim”, declarou. Nas palavras do vereador Gustavo Petta, Tiãozinho e as demais lideranças chegam ao partido num “momento crucial” para a democracia no Brasil: “É nos períodos de crise que os comunistas mostram sua força e o partido se engrandece. Hoje é um dia histórico para o PCdoB de Campinas”, disse.

Do PCdoB de Campinas