Unasul celebra oitavo aniversário de criação

A União de Nações Sul-americanas (Unasul) começa, nesta quinta-feira (16), as comemorações pelo oitavo aniversário de criação do bloco. A instituição surgiu com a proposta de desenvolver a integração política, social, econômica, ambiental e de infraestrutura da região.

Unasul Venezuela - TeleSUR

O organismo anunciou que haverá uma ampla agenda de atividades na sede do organismo, localizada em Quito, no Equador.

Em 17 de abril de 2007 na Ilha Margarita, chefes de Estado da América do Sul batizaram o formalizaram o surgimento do bloco regional.

Durante esta quinta-feira acontecerá a Reunião Extraordinária do Conselho Eleitoral da Unasul, encabeçada pelo presidente interino, José Arocena, para analisar o funcionamento da Unidade Técnica de Coordenação Eleitoral.

De acordo com a nota do bloco, se estudarão as ações encaminhadas à verificação de missões eleitorais nas quais o organismo participará.

Além disso, os vice-ministros de Defesa da Venezuela, Luis Medina; Uruguai, Jorge Menéndez; Paraguai, Victor Picagua; Peru, Iván Vega; Suriname, Jhon Achong; e Bolívia, Fernando Aramayo, efetuarão uma Reunião Extraordinária da Instância Executiva do Conselho Sul-americano de Defesa.

Ali se tratará sobre a eleição do Secretário Executivo da Escola Sul-americana de Defesa (Esude), concebida como centro de estudos e articulação de redes entre iniciativas dos Estados membros, para formar civis e militares em matéria de segurança regional.

Na sexta-feira (17) prevê-se a inauguração da Esude e no Auditório da Unasul acontecerá o Foro Desafios da Democracia na América do Sul: O Papel do Conselho Eleitoral; e a apresentação do livro Democracia no Contexto Sul-americano.

Nesse mesmo dia se abrirá a biblioteca da Unasul, Gabriel García Márquez, com cerca de 1.700 volumes sobre história sul-americana e contos para crianças, cujo fim é se converter em lugar de consulta e uso para a comunidade.

Fonte: Prensa Latina