PCdoB-PE lança projeto de resolução da 10ª Conferência Nacional

 Dirigentes e militantes do PCdoB – Partido Comunista do Brasil de Pernambuco participaram na noite desta quinta-feira (16) do lançamento do Projeto de Resolução preparatório à 10ª Conferência Nacional do partido, que acontece em São Paulo de 29 a 31 de maio. O vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira fez a apresentação da proposta. O presidente do PCdoB-PE, Alanir Cardoso, abriu o encontro. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

 No documento, os comunistas colocam para debate temas centrais relativos à conjuntura política internacional e nacional, aí incluída a proposta de constituição de uma frente ampla em defesa do Brasil, do desenvolvimento e da democracia; o papel do PCdoB na nova realidade que emerge dessa luta; e a sucessão que acontecerá na presidência nacional do Partido.

Com relação a defesa ampla da democracia, do desenvolvimento e do Brasil, o projeto de resolução é enfático: "O ponto nuclear da tática do campo progressista, decorrente da mudança na correlação de forças, é precisamente defender a democracia que nesta hora se materializa na defesa do legítimo mandato constitucional da presidenta Dilma. Rechaçar e vencer o golpismo da direita seja desmascarando a pregação de um impeachment fajuto, sem base jurídica", seja derrotando a tentativa de paralisar o governo expressa pela conduta truculenta do PSDB, de “sangrar” a presidenta, de enfraquecê-la continuamente".

O documento também explica que "o que está em jogo é o ciclo progressista, um projeto de Nação, a possibilidade real de o país avançar no caminho de um desenvolvimento soberano, de mais democracia, mais crescimento econômico, mais progresso e inclusão social" e chama atenção para necessidade de engajamento dos comunistas nessa luta.

"É tempo de luta, é hora de esclarecer a militância, o povo, os trabalhadores, de travar a luta de ideias nas redes sociais e em todos os espaços possíveis. É hora de articular, no plano nacional e nos estados e municípios, a mais ampla frente democrática e patriótica, e no seu âmbito fortalecer o bloco social e político de esquerda e progressista. É hora de mobilizar o povo, travar a batalha das ruas", conclama.

A construção partidária e a sucessão na presidência nacional do partido também são abordados no documento lançado ontem em Pernambuco.

Audicéa Rodrigues
Do Recife