China e Paquistão promovem cooperação

O presidente chinês, Xi Jinping, fez visita à República Islâmica do Paquistão, iniciada na segunda-feira (20) e terminada nesta terça (21), a convite do presidente Mamnoon Hussain e do primeiro-ministro Nawaz Sharif. É a primeira viagem ao exterior de Xi Jinping no ano de 2015, considerada pela mídia uma ação para iniciar a conexão com os países ao longo de "um cinturão e uma rota".

Xi Jinping e Mamnoon Hussain

Como dois vizinhos amistosos, a China e o Paquistão têm uma longa tradição de amizade. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, se aprofundaram sucessivamente as relações bilaterais, formando parceria estratégica de todos os tempos. O presidente Xi Jinping descreve os dois países como "amigos incondicionais", assinalando que "China e Paquistão são amigos, parceiros, vizinhos e irmãos de solidariedade."

Com a visita do presidente Xi Jinping, será iniciado o projeto do corredor econômico China-Paquistão, sinalizando os primeiros projetos ao longo de "um cinturão e uma rota" a serem realizados.

A construção dos projetos ao longo de "um cinturão e uma rota" requer a comunicação política e a cooperação pragmática, com o fim de promover o livre fluxo de materiais, distribuição eficiente dos recursos, a coordenação das políticas econômicas para desenvolver um verdadeiro benefício para todos os países da região.

Se comparar a inciativa de "um cinturão e uma rota" com uma sinfonia de participação e benefício comum, o Corredor Econômico China-Paquistão será a primeira melodia. Uma vez o corredor estiver aberto com êxito, será um modelo significativo. Por um lado, o corredor econômico é uma parte importante do projeto conjunto de "um cinturão e uma rota" ; por outro lado, o corredor econômico pode se tornar o "pioneiro" de “um cinturão e uma rota” para reforçar a confiança de participação e cooperação dos países da região.

Fonte: Diário do Povo