Presidente chinês pede que países mantenham o Espírito de Bandung

O presidente da China, Xi Jinping, pediu, nesta quarta-feira (22), que os países asiáticos e africanos mantenham o espírito de Bandung e trabalhem juntos para promover a construção de uma comunidade de comum para toda a humanidade.

Presidente da China, Xi Jinping

Ao discursar durante a Cúpula Ásia-África, que está ocorrendo em Jacarta, capital da Indonésia, Xi apresentou uma proposta de três pontos, focada nessa visão sobre o espírito de Bandung, tendo como base a solidariedade, a amizade e a cooperação, que, segundo ele, permanecem relevantes até hoje.

“O primeiro ponto consiste no fortalecimento da cooperação entre a Ásia e a África”, indicou o presidente chinês. Ele sugeriu que os países dos dois continentes procurem um desenvolvimento comum, alinhem suas estratégias de desenvolvimento e tornem sua complementaridade econômica uma força que impulsione o crescimento comum.

“O segundo é ampliar a cooperação Sul-Sul”, acrescentou Xi, detalhando que os países em desenvolvimento, que possuem desafios semelhantes de acelerar seu desenvolvimento e melhorar as condições de vida dos seus povos, devem unir suas forças para avançar juntos.

Ao mesmo tempo, o presidente chinês também pediu que os países asiáticos e africanos reforcem a cooperação com os países em desenvolvimento da América Latina de outras regiões.

“O terceiro ponto é promover a cooperação Sul-Norte”, disse o líder chinês. Xi destacou que a cooperação e os projetos desenvolvidos e em desenvolvimento devem se basear no respeito mútuo e na igualdade.

“É uma obrigação dos países desenvolvidos ajudar a impulsionar as atividades de seus amigos em desenvolvimento e reduzir a diferença entre o Sul e o Norte”, acrescentou o presidente chinês.

Segundo Xi, os países desenvolvidos devem cumprir com seus compromissos e devem buscar aumentar sua assistência ao mundo em desenvolvimento.

Fonte: Agência Xinhua