"Descomemoração" dos 50 anos da Rede Globo tem ato no Recife

Os movimentos sociais de Pernambuco se unem aos protestos que acontecerão em todo o Brasil neste domingo (26) em “descomemoração” do aniversário de 50 anos da Rede Globo. No Recife, a manifestação está marcada para as 15h, com concentração na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.  

Na pauta do evento, o questionamento do papel da Globo na história política do Brasil; as suspeitas de sonegação de impostos e a barreira que a emissora impõe para a democratização da comunicação.

Mais de 40 entidades estudantis, de trabalhadores e de mulheres, além de organizações de ativistas que lutam pela democratização da mídia no país divulgaram o manifesto “50 anos da TV Globo: vamos descomemorar!”.

No texto, as entidades destacam o apoio da emissora à ditadura militar, pela qual foi beneficiada, e mais recentemente às tentativas golpistas da direita. "Na fase recente, a TV Globo militou contra todo e qualquer avanço mais progressista, atuando na desestabilização dos governos que não rezam integralmente a sua cartilha. Nas marchas de março desse ano, ela ajudou a mobilizar o anseio golpista e garantiu a ele todos seus holofotes”, afirmam os subscritores do documento.

Assinam o manifesto, UNE, UBES, UJS, MST, MTST, CUT, CTB, FNDC, Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, Fora do Eixo e o Portal Vermelho, entre outras organizações da sociedade civil.

Audicéa Rodrigues
Do Recife