Primeiro-ministro russo destaca cooperação integral com Cuba

O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, destacou, nesta sexta-feira (24), as relações com Cuba como estratégicas e de caráter integral, durante um encontro com o vice-presidente do Conselho de Ministros cubano, Ricardo Cabrisas.

Dmitri Medvedev, primeiro ministro da Rússia

“Cuba é um de nossos parceiros e temos uma cooperação integral”, sublinhou Medvedev nas palavras de boas-vindas a Cabrisas e à delegação ministerial que o acompanha em sua visita oficial a Rússia.

O primeiro-ministro expressou o desejo de aproveitar esse encontro para enviar um afetuoso cumprimento ao presidente Raúl Castro e ao líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, com quem conversou em 2008 e 2013 durante suas duas viagens oficiais a Havana.

“Regularmente sustentamos encontros e neste último ano nossos presidentes reuniram-se e agora há mais esta visita a Moscou”, apontou Medvedev ao destacar a intensidade dos contatos bilaterais e o caráter integral da cooperação russo-cubana.

Qualificou de exitosa a recente sessão especial da Comissão Intergovernamental para a colaboração econômico-comercial e científico-técnica, que teve lugar em Kazan, nesta semana, e o pacote de acordos e documentos firmados pelos dois governos.

Cabrisas, por sua vez, reiterou satisfação com a visita, em ocasião da celebração da sessão intergovernamental, a qual, sublinhou, deu continuidade à reunião efetuada em dezembro, em Havana, co-presidida pela parte russa pelo vice-presidente Dmitri Rogozin.

Igualmente, o vice-presidente enviou cumprimentos das máximas autoridades cubanas ao governo e dirigentes russos.

Durante a visita que termina nesta sexta-feira, Cabrisas conversou com a responsável do Conselho da Federação (Senado), Valentina Matvienko, o chanceler Serguei Lavrov, na sede da Chancelaria, e o ministro de Defesa, Serguei Shoigu, segundo as principais agências russas.

Foi recebido ainda nesta terça-feira (21) pelo presidente da República do Tatarstão, dentro da Rússia, Rustam Minnijanov, anfitrião na organização da sessão especial da Comissão Intergovernamental.

Sobre esse evento, o chanceler russo felicitou as partes pelos resultados e o "trabalho muito produtivo que abarcou praticamente todas as questões conciliadas no ano passado".

Lavrov disse confiar em uma guinada favorável em torno de todos os aspectos relacionados com o cumprimento dos acordos realizados entre os presidentes Vladimir Putin e Raúl Castro, em referência às conversas sustentadas em julho de 2014, durante a histórica visita a Cuba do líder russo.

Fonte: Prensa Latina