Síria defende inclusão do Irã em processo de solução política

Qualquer processo político que exclua os verdadeiros amigos da Síria, incluindo o Irã, não será honesto, afirmou o vice-chanceler Faysal Mikdad, em um artigo difundido neste domingo (26), em Damasco.

Vice-chanceler da Síria - Naharnet

O alto servidor público sírio sublinhou a necessidade de envolver todas as partes internacionais e regionais que procuram encontrar uma solução nas conversas de Genebra à crise que enfrenta este país árabe desde 2011, anunciadas pelo enviado internacional da ONU, Staffan de Mistura.

Em um artigo publicado no diário libanês Al-Binaa e difundido na Síria, Mikdad assegurou ademais que qualquer esforço desenhado para entorpecer as rotas atingidas nas conversas entre governo e oposição em Moscou e danificar o conseguido aí, levaria só a consequências indesejáveis.

"A condição para o sucesso de qualquer esforço político é aproveitar a experiência que possuem os amigos russos, e pôr a determinação e vontade que se mostraram nos resultados positivos das reuniões de Moscou, no coração do processo de preparação para Genebra", disse o vice-chanceler.

Mikdad recordou que se não há consenso que o terrorismo constitui a principal ameaça para os sírios, e que a guerra contra este flagelo é a tarefa comum dos interlocutores, não terão oportunidades para um caminho político que leve ao sucesso desejado.

Ele fez questão da necessidade de reconhecer o Exército Árabe Sírio como a coluna vertebral desta guerra, sobre cujos ombros recaem todo o peso no confronto contra os grupos extremistas armados e os mercenários que chegam do exterior.

O vice-chanceler sírio expressou a disposição de seu país em participar de maneira positiva de todas as reuniões que ajudem a procurar um entendimento que acerque a uma saída do conflito, mas sem ilusões.

"A Síria precisa de uma solução política, mas não fará nada que prejudique a decisão de ser independente ou que ponha em jogo a unidade e integridade do país", enfatizou Mikdad.

Fonte: Prensa Latina