Rússia convoca fórum parlamentar do Brics para junho

O Conselho da Federação da Rússia (Senado) convocou um fórum parlamentar dos países do Grupo Brics, em Moscou, para o dia 8 de junho, como parte da presidência russa neste ano.

Câmara cria grupo parlamentar entre Brasil e países do Brics

“Previmos debater questões relacionadas com o desenvolvimento e a ampliação da cooperação parlamentar”, comentou a este respeito o responsável do subcomitê para a colaboração com o Brics, Andrei Klimov. 

Ele precisou que a Rússia propõe, ao lado da interação por meio dos comitês internacionais, a criação da denominada dimensão parlamentar no trabalho do fórum, integrado ainda por Brasil, China, Índia e África do Sul.

Klimov sublinhou que seu país, à frente da presidência temporária desde 1 de abril, confere significado estratégico às relações interparlamentares com os sócios do quinteto.

Uma mostra, segundo a fonte, é que pela primeira vez na história do senado russo foi instituído um subcomitê especial para a coordenação com os legislativos do Brasil, China, Índia e África do Sul.

O responsável da Duma estatal (câmara baixa), Serguei Narychkin, apoiou recentemente a iniciativa do formato da dimensão parlamentar dentro das estruturas de interação desse grupo, conformado em 2006 e ampliado três anos depois com a inclusão da república sul-africana.

Sobre a agenda da presidência russa, o senador apontou que se desenvolve um trabalho intenso para ratificar os documentos, e as entidades governamentais e o parlamento trabalham também nessa direção.

O comitê senatorial de Relações Internacionais recomendou à Câmara Alta que ratifique o convênio para a criação do fundo de reservas em divisas do Brics, depois que a Duma desse seu aval à proposta do governo.

De acordo com o senador, “os parlamentos da Índia e China expressaram conformidade com o processo de ratificação do documento citado, e esperamos uma posição similar do legislativos brasileiro e sul-africano, respectivamente”, reforçou.

O presidente russo, Vladimir Putin, promulgou no início de abril a lei federal que outorga faculdades ao governo para participar na institucionalização do Banco de Desenvolvimento do Brics.

Os documentos deverão ser ratificados pelos países membros antes da cúpula de alto nível, que terá lugar na cidade de Ufá, nos dias 8 e 9 de julho.

Antes dessa data, a Rússia lista a celebração de fóruns interativos no âmbito acadêmico, sociedade civil, empresarial, saúde, educação e juventude.

Fonte: Prensa Latina