Dia do Trabalhador tem atos comemorativos e de luta em todo o país
Na defesa dos direitos trabalhistas, as centrais sindicais e os movimentos sociais estão organizando para o Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira (1º/5), manifestações em todo o país. Uma das principais bandeiras é pela rejeição do PL 4330, conhecida por lei da terceirização, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado.
Publicado 30/04/2015 18:16

De acordo com as entidades, as manifestações contarão ainda com as defesas da democracia, da Petrobras e de uma reforma política democrática, entre outras pautas trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário. Os atos estão sendo convocados também por entidades dos movimentos social e estudantil.
Como ocorre tradicionamente, São Paulo promete realizar um grande ato no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, a partir das 10 horas. O ex-presidente Lula confirmou participação no evento. A programação contará ainda com shows de Alceu Valença, Leci Brandão, Rappin Hood, GOG, Thobias da Vai-Vai e Elizeth Rosa.
Entre as 30 entidades que organizarão o evento paulista estão a CUT, a CTB e a Intersindical, além do MST, da UNE, do Movimento dos Atingidos Por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Além da atividade em São Paulo, o Dia do Trabalhador terá manifestações em várias outras cidades do país. No Rio de Janeiro, a mobilização acontecerá nos Arcos da Lapa e contará com a participação de 22 duas entidades sociais. Em Brasília, a marcha começará, a partir das 9 horas, na Torre de TV.
Bahia
Em Salvador, a CTB e as demais centrais estão organizando um grande ato unitário, no Terreiro de Jesus, Pelourinho, a partir das 14 horas. Atrações musicais e culturais farão parte da festa. O convite é um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para o Albergue Bezerra de Menezes e Núcleo Cuidar. Além de Salvador, a CTB confirma atos nas cidades de Dias D’ Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas, Camamu, Jequié, Juazeiro, Barreiras e Itabuna.
Sergipe
A CTB-SE e a UGT-SE se uniram para comemorar o Dia do Trabalhador em ato que será realizado a partir das 8 horas, na Praça da Juventude, no Conjunto Augusto Franco, Bairro Farolândia.
Santa Catarina
As centrais sindicais e os movimentos sociais estão convocando, em Florianópolis, um ato para as 13 horas, no Parque Metropolitano, junto à Comunidade do Monte Cristo. Segundo organizadores haverá bandas, teatro e recreação infantil.
Ceará
A CTB-CE, em parceria com a CUT e demais entidades, realizará caminhada na Avenida Doutor Silas Mungub, com concentração a partir das 9 horas, entre o Campus da UECE e a Quadra da Cruz Grande. A caminhada seguirá até o Ginásio da Parangaba, onde entidades, parlamentares, representantes de movimentos sociais e sindicais participarão do ato político em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Do Portal Vermelho, com informações da CTB