Audiência na Câmara defende manutenção da expansão universitária 

Para manter a política de expansão universitária no Brasil, a Câmara dos Deputados, por solicitação da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), realizou uma audiência pública reunindo entidades representativas dos dirigentes das instituições federais, dos professores e dos estudantes, para discutir o tema. 

Audiência na Câmara defende manutenção da expansão universitária - Agência Câmara

A audiência, realizada na manhã desta quinta-feira (7), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, contou ainda com a presença do Ministério da Educação (MEC). O secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Pereira Farias, falou que para a expansão do ensino superior continuar no país é preciso que o orçamento para as universidades públicas seja isento de contingenciamento.

A deputada Alice concordou com o representante do MEC, destacando que a luta pelas universidades depende de uma ação coordenada e suprapartidária dos parlamentares e propôs aos deputados da Comissão de Educação que fosse agendada uma audiência no Ministério do Planejamento para discutir a busca dos recursos para as instituições de ensino superior.

Ela sugeriu ao secretário do MEC que fossem criadas políticas cruzadas para a assistência universitária, uma vez que além de restaurantes e alojamentos, também são necessárias creches para os filhos dos estudantes, professores e servidores.

Outras demandas

O secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno, pediu apoio aos parlamentares na aprovação do Projeto de Lei que cria cargos de provimento efetivo no âmbito da administração pública federal, a fim de aumentar o número de professores nas universidades federais.

Outra questão abordada por ele foi a autonomia universitária. “A universidade federal precisa ter sua autonomia respeitada e incentivada pelos órgãos de gestão. A expansão universitária é importante para o país, por isso vamos continuar no trabalho de expansão, enfrentando as dificuldades quaisquer que sejam elas”, afirmou Balduíno.

O presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação), Eduardo Rolim, destacou a importância da valorização dos professores universitários. Ele falou que a categoria, em 2012, teve um expressivo reajuste salarial, mas que ainda é preciso investir mais neste profissional e sanar outros problemas estruturais das instituições, como a falta de salas de aula, bibliotecas etc.

O vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mitã Chalfun, abordou outras importantes demandas das universidades, como restaurantes, residências, bolsas de permanência estudantil, entre outras.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal