Augusta Brito: Representantes pedem melhorias para turismo da Ibiapaba

Parlamentares, empresários e representantes das prefeituras da Ibiapaba se reuniram na última quarta-feira (06/05) para debater as demandas turísticas da região. O debate ocorreu na Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço, por iniciativa da deputada Augusta Brito (PCdoB). “É uma região que tem um potencial enorme, que precisa de uma representação digna para sua capacidade e potencial de desenvolvimento”, declarou Augusta.

Durante a audiência, a deputada informou que vem acompanhando as demandas da região, como a reforma do bondinho de Ubajara, a duplicação da CE-187, a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML), do Samu e da Delegacia da Mulher. Augusta Brito lembrou ainda a instalação de uma universidade na Ibiapaba, fato já debatido em audiência na AL. Ela informou que, no próximo dia 12, vai participar de uma reunião que definirá a apresentação de um projeto para a implantação do campus.

A audiência foi conduzida pelo deputado Bruno Gonçalves (PEN), presidente do Colegiado. Para o parlamentar, é preciso mostrar que o turismo do Ceará não é apenas sol e praias. “Temos as belezas da Ibiapaba, que mistura o verde da Mata Atlântica, as cachoeiras, grutas, o frio, o cultivo de flores em São Benedito”, enumerou.

Primeiro secretário da AL, o deputado Sérgio Aguiar (Pros) informou que quase 12% das riquezas produzidas no Ceará vêm da atividade turística. O deputado citou ícones turísticos, como o bondinho de Ubajara, a bica do Ipu e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, recém-construído em São Benedito, como pontos que atraem visitantes para a região. O deputado Gony Arruda (PSD) cobrou a retomada da construção da estrada que liga a cidade de Croatá ao Piauí, pelo município de Pedro II, para proporcionar livre trânsito entre os dois estados.

Prefeito de Ipu, Sérgio Rufino reforçou a necessidade de promover uma política efetiva de governo para desenvolver o turismo na região. “Temos condições para fazer um turismo integrado, da bica do Ipu a Viçosa. Temos estrutura suficiente na rede hoteleira para desenvolver o turismo nessas cidades”, afirmou.

Glauber Augusto Sousa, presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba (Conderi), citou problemas básicos da região, como falta de dinheiro nos caixas eletrônicos. “Sabemos que somos uma região agrícola e o turismo ainda está engatinhando”.

Representando a Secretaria de Turismo do Estado, Riana Rocha, gerente do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), informou que a Pasta vem realizando investimentos no turismo da Ibiapaba. Segundo Riana, a secretaria tem como meta interiorizar o turismo no Estado, em especial para o Maciço de Baturité e a Ibiapaba. A intenção é promover as regiões de serras, promovendo a proximidade com a natureza. Sobre a reforma da CE-187, Riana justificou que a Setur precisou refazer o projeto da obra. A estrada passará por um alargamento, e não mais duplicação, com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Participaram ainda da audiência o deputado Bruno Pedrosa (PSC), o turismólogo Gerson Linhares, empresários da região da Ibiapaba e representantes das prefeituras de São Benedito, Viçosa do Ceara, Tianguá, Ubajara, Carnaubal, Ibiapina e Croatá.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa