Ceará terá curso em Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológico

O secretário da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, recebeu, na última semana, a visita do geólogo da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), João Bosco Morais, acompanhado do ex-deputado estadual, Lula Morais, para propor parceria visando a promoção do curso de especialização em Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológico.

O objetivo é suprir a necessidade de profissionais especializados no planejamento, organização, direção, controle e avaliação no manejo do patrimônio arqueológico no contexto do licenciamento ambiental que, de acordo com Bosco, “é uma necessidade geral, não só do Ceará”.

A proposta é de que o curso seja realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), e que as aulas ocorram no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE).

A Uece possui, na Faculdade de Ciências, Letras e Educação do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, o Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará (NARSE), coordenado pela professora Marcélia Marques. Além disso, já mantém um convênio com a Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, que possibilita a troca mútua desses pesquisadores entre as Universidades.

Fonte: Assessoria da Secitece