CPI do Transporte para investigar licitação de ônibus no DF

Todos os 24 deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal assinaram, dia 6, o requerimento para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte. O objetivo é investigar supostas irregularidades na última licitação das empresas de ônibus, realizada pelo GDF em 2012. A CPI deve ser instaurada até o fim do mês.

Câmara do DF cria CPI do Transporte para investigar licitação de ônibus

O requerimento é de autoria da presidente da Casa, Celina Leão (PDT), e do ex-líder do governo, Raimundo Ribeiro (PSDB). A comissão vai investigar "supostas irregularidades na concorrência pública de janeiro de 2012 da Secretaria de Transportes, que resultou na diminuição da quantidade de ônibus disponíveis à população e, consequentemente, uma má prestação e gestão do serviço de transporte público no DF", diz o documento.
Os distritais alegam que as viações Piracicabana e Pioneira venceram irregularmente as concorrências para as bacias 1 e 2, respectivamente. Isso porque ambas pertencem ao mesmo empreendimento econômico, o Grupo Constantino. A atuação do advogado Sacha Reck é outra suspeita levantada pela CPI. Ele defendeu as duas empresas que participaram da licitação e teria prestado consultoria à Secretaria de Transporte nessa época.
Fazem parte da CPI os deputados Rafael Prudente (PMDB), Raimundo Ribeiro (PSDB), Ricardo Vale (PT), Renato Andrade (PR) e Sandra Faraj (SD). O grupo deve decidir a data da primeira sessão, quando serão definidas a presidência e a relatoria dos trabalhos.