Evaldo Lima destaca compromisso da Prefeitura com a saúde pública

Em análise sobre a situação da saúde em Fortaleza, o líder do Governo, vereador Evaldo Lima (PCdoB), destacou, na última terça-feira (12/05), o comprometimento do prefeito Roberto Cláudio com o Sistema Único de Saúde da Capital, priorizando a universalização e a equidade nos serviços prestados ao cidadão. O parlamentar lembrou que a situação enfrentada atualmente pelo sistema, seja no âmbito Estadual e Municipal, é resultado do acúmulo dos problemas ao longo dos últimos 10 anos.

Apesar da crise, como retratou Evaldo Lima, várias ações implementadas pelo Executivo na melhoria do serviço de saúde na Capital. Em relação a atenção básica a cobertura do Município passou de 30% para 60% na gestão do prefeito Roberto Cláudio, que como enfatizou o parlamentar, é um responsabilidade fundamental da Prefeitura. Evaldo Lima relacionou ainda Fortaleza com Belo Horizonte e Curitiba, que não apresentam gasto com uma unidade hospitalar de alta complexidade como o Instituto José Frota. Na questão do IJF, Evaldo Lima evidencia entre as problemáticas o atendimento aos pacientes de outros municípios cearenses.

Dentre as ações na saúde, Evaldo Lima, frisou a contratação de médicos para os Postos de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento; reforma das unidades básicas de saúde; consulta por hora marcada nos postos de saúde; e a construção de três UPA’s. O investimento realizado pelo Município se refletiu no aumento da demanda e a busca de remédios, como apontou o parlamentar. “O governo federal tem atrasado os repasses e a saúde é sub-financiada, Estado e Município não tem como manter a saúde pública. Não adianta culpar as folhas, o problemas da árvore da saúde está nas raízes”, a fala é do médico José Maria Pontes, que foi citada por Evaldo Lima na tribuna.

IJF

O vereador prestou ainda esclarecimentos sobre as imagens compartilhadas nas redes sociais, e as notícias veiculadas pelos jornais da cidade, que denunciam o atendimento de pacientes no chão do Instituto Dr. José Frota (IJF).

Evaldo destacou a responsabilidade do atendimento e informou que o aconteceu foi um caso isolado, no qual um paciente de risco 1, que poderia ter sido atendido numa UPA, teve um mal súbito e foi deslocado para a sala mais próxima, onde foi prestado o atendimento. O vereador informou que a referida sala é a que recebe as macas que vem do SAMU. De acordo com o parlamentar, o prefeito Roberto Cláudio (PROS) está a caminho do IJF, junto com sua equipe para fazer uma inspeção e averiguar o ocorrido.

Evaldo destacou o compromisso da gestão com a área da saúde e ressaltou que serão tomadas as devidas providências administrativas. Quanto as fotos veiculadas, o vereador destacou que não se tem a certeza da origem.

Fonte: Câmara de Fortaleza