Parceria entre Sejus e Defensoria resulta em mutirão no IPF

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e a Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE-CE), por intermédio do Núcleo de Atendimentos aos Presos Provisórios (Nuapp) e do Núcleo de Execuções Penais (Nudep), iniciaram, na última quarta-feira (13/05), atendimentos intensivos às internas no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), em Itaitinga. O mutirão segue até dia 27 de maio.

A ação visa garantir a qualidade do acesso à Justiça das pessoas que estão encarceradas. “Nós estimulamos os mutirões carcerários pela Defensoria Pública e nos colocamos à disposição para que eles ocorram de forma sistemática”, afirma a assessora especial do sistema penitenciário, Aline Miranda. A Sejus disponibilizou uma equipe de advogados para auxiliar a defensoria pública, analisando os processos e fazendo os encaminhamentos possíveis.

A meta é atender todas as 719 internas da unidade, recebendo cerca de 90 por dia. A Sejus vem apoiando mutirões de atendimento nas unidades prisionais a fim de contribuir para a redução da população carcerária. Desde o início do ano, foram realizados atendimentos no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) e Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima.

Fonte: Governo do Estado