Debate em São Paulo discute a situação do Saara Ocidental

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé organizam o debate A Resistência no Saara Ocidental contra Quatro Décadas de Ocupação, com o representante da Frente Polisario no Brasil, Mohamed Laarosi Bahia; a presidenta do Cebrapaz, Socorro Gomes; Renata Mielli, secretária-geral do Barão de Itararé; Marcos Tenório, do Cebrapaz-DF.

A quem pertencem as riquezas do Saara Ocidental? - Un Periódico

O Saara Ocidental é uma região rica em recursos naturais e energéticos do noroeste africano. Com a retirada colonial espanhola, na década de 1970, foi ocupado pelo Reino do Marrocos, que impede a realização de um referendo em que o povo saaraui exerça o seu direito de decidir o seu destino. Este direito foi reconhecido pela resolução 690 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em 1991.

Graves violações dos direitos humanos, um muro de 2.700 quilômetros guardado por sete milhões de minas anti-pessoais e uma vida em campos de refugiados na vizinha Argélia são a realidade atual do povo saaraui, representado pela Frente Popular para a Libertação de Saguia al-Hamra e Rio de Oro (Polisario). No incompleto processo de descolonização pela Espanha, a Frente Polisario proclamou a República Árabe Saaraui Democrática (RASD) em 1976, mas ainda não tem soberania sobre o seu território.

As condições e a luta do povo saaraui contra a ocupação marroquina são pouco conhecidas no Brasil. Em abril, uma audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados discutiu o reconhecimento da RASD pelo Brasil, cujo posicionamento oficial é o de apoio ao diálogo entre o Marrocos e a Frente Polisario sobre o estatuto final do Saara Ocidental. Por isso, a intenção do debate é trazer a questão para a atenção dos brasileiros e contribuir com o movimento de solidariedade internacional ao povo saaraui contra a ocupação, por seu direito à autodeterminação.

Serviço

Data: 22 de maio de 2015 (sexta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Rua Rego Freitas, 454, 8º andar, sala 83, Centro, São Paulo. Tel. (11) 3159-1585