EUA e Rússia discutirão crise ucraniana

A conselheira do Secretário de Estado dos EUA para Assuntos Europeus e da Eurásia, Victoria Nuland, discutirá com representantes da diplomacia russa a situação na Ucrânia e os acordos de Minsk.

Ucrânia - RIA Novosti/Grigóri Vassilenko

Ela chegou a Moscou no domingo (17) após realizar em Kiev, na semana passada, várias reuniões com as autoridades ucranianas, em particular com o presidente Petro Porochenko e o primeiro-ministro Arseni Iátseniuk.

O vice-chanceler russo, Grigory Karasin, afirmou que Moscou pretende avaliar com a funcionária do governo dos EUA as possibilidades de promoção do diálogo direto entre Kiev e representantes das regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk.

“Nós, é claro, queremos a resolução do conflito na Ucrânia e, acima de tudo, a implementação dos acordos de Minsk”, disse Karasin.

Os compromissos subscritos na capital de Belarus em 12 de fevereiro possuem as assinaturas dos representantes do governo ucraniano nas negociações, o ex-presidente Leonid Kutchma, e os comissários das repúblicas autoproclamadas de Donetsk e Lugansk.

O documento de cerca de 13 pontos remou para uma solução política para o conflito no sudeste da Ucrânia e foi apoiado pelos líderes da Rússia, Alemanha e França.

Nuland participará, na Rússia, de reuniões com membros do Ministério das Relações Exteriores, quando as partes discutirão as relações russo-americanas, além da crise ucraniana.

A norte-americana confirmou a intenção dos EUA de "aumentar a sua influência na resolução do conflito" na ex-república soviética, referindo-se a uma participação direta no formato de mediadores internacionais em conjunto com a União Europeia e o chamado quarteto da Normandia (Alemanha, Rússia, França e Ucrânia).

A presença de Nuland em Moscou será a segunda visita diplomático dos EUA à Rússia em pouco tempo, após a recente passagem do secretário de Estado americano, John Kerry, pelo país.