Jornalistas Livres e sua escalada contra as narrativas de ódio

Neste domingo (24) ocorre, na Praça das Artes, Anhangabaú, grande ato que inaugura a criação da rede Jornalistas Livres, que soma diversos coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas independentes, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, empenhados em praticar um jornalismo que se contraponha às narrativas de ódio e o permanente desrespeito aos direitos humanos e sociais no Brasil.

De acordo com informações da rede, esses profissionais de amparam nas seguintes premissas: história de pessoas, denúncia de abusos aos direitos humanos, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas, agendamento de debates, pluralidade de fontes, contextualização dos temas abordados, democratização da informação.

Além disso, o elo de unidade da rede é o trabalho colaborativo. O desafio é constituir uma imprensa independente, inclusiva, crítica, pluralista de verdade, desafiadora dos clichês e preconceitos.

Lançamento

A festa do nascimento da Rede Jornalistas Livres será, por isso, também a festa de lançamento de uma campanha de financiamento coletivo. Está previsto a realização de shows, saraus, intervenções, em que celebraremos a união de comunicadores, artistas, intelectuais e movimentos sociais pela construção de uma mídia independente forte e competente. A entrada é gratuita.

Serviço:

ONDE: Praça das Artes – Avenida São João, 281, Anhangabaú
QUANDO: Domingo, 24 de maio de 2015, das 15h às 23h30