Celso Amorim debate mídia e política externa no Barão de Itararé

No próximo dia 27 de maio, ex-chanceler Celso Amorim fará um debate sobre a Mídia e o Papel do Brasil no mundo e lançará o seu livro " Teerã, Ramalá e Doha: memórias da política externa ativa e altiva (editora Benvirá)" em atividade organizada pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, com apoio do GRRI – Grupo de Reflexão em Relações Internacionais.

Celso Amorim Seminário de Defesa Nacional - Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A atividade está marcada para as 19h na sede do Barão, na Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar, sala 83. A entrada é franca, mediante confirmação pelo formulário ao fim desta página

De acordo com informações do Barão de Itararé, o ex-chanceler falará sobre os momentos marcantes da diplomacia brasileira e da projeção do país no cenário internacional, com riqueza de detalhes de bastidores.

Em entrevista a Luis Nassif e Luiz de Queiroz, no Jornal GGN, Celso Amorim explicou: “O livro é Teerã, Ramalá e Doha porque ele aborda aspectos ligados à declaração de Teerã, sobre o programa nuclear iraniano, aborda aspectos mais amplos do Oriente Médio, eu escolhi Ramalá porque é a sede do governo da Palestina, e Doha na realidade é até um mal entendido, proposital, porque na verdade é sobre a rodada de Doha, embora também fique no Oriente Médio”.

Repercussão na mídia alternativa

A nova obra de Amorim tem recebido elogios de blogueiros e jornalistas da mídia alternativa. Paulo Henrique Amorim, por exemplo, 'recomenda com entusiasmo' o livro em seu blog, destacando que o ex-chanceler foi protagonista da 'orquestra de Lula' que interpretou, mundo afora, a política externa 'ativa e altiva' presente no título da publicação. Leia a íntegra do que escreveu o blogueiro.

Luiz Carlos Azenha, do Viomundo, classificou a obra como uma 'saborosa' coleção de anedotas. A síntese de sua resenha é o título escolhido pelo jornalista: 'O doce triunfo de Celso Amorim sobre a mídia e os embaixadores de pijama'. Além do texto, o Viomundo também publicou uma longa entrevista dividida em diversos vídeos.

O Jornal GGN também produziu uma série de vídeos (que podem ser conferidos a partir daqui) de entrevista feita com o autor do livro, na ocasião de seu primeiro lançamento. Assista ao trecho em que Amorim aborda o tema da mídia: