Palestina reitera apoio incondicional à Venezuela

O ministro de Relações Exteriores da Palestina, Riad Malki, reiterou, nesta segunda-feira (18), o apoio incondicional de seu país à Revolução Bolivariana.

Abbas e Maduro - Reuters

Temos uma posição muito clara quanto ao apoio à Venezuela e à Revolução Bolivariana frente às agressões dos Estados Unidos, expressou em sua chegada a Caracas, onde realizará uma visita oficial.

Malki agradeceu a colaboração do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para acolher a conferência dos embaixadores palestinos no continente sul-americano.

Afirmou que esta visita servirá também para reencontrar-se com os líderes do povo bolivariano e renovar os vínculos entre ambas nações.

Informou que na semana passada se reuniu em Roma com o ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, e lhe expressou sua disposição de fazer o possível para a melhoria das relações entre esse país europeu e a Venezuela.

Nesse contexto, reiterou o apoio incondicional da Palestina ao governo e povo venezuelanos. Ao dar as boas-vindas ao visitante, no Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, Caracas, a chanceler venezuelana, Delsy Rodríguez, expressou o compromisso de sua nação com a causa palestina.

Destacou que, paralelamente à conferência dos embaixadores da nação árabe, acontecerão reuniões para revisar e especificar a agenda de cooperação entre ambos Estados.

Esta nação sul-americana defende o direito da Palestina a estabelecer-se como um Estado com capital em Jerusalém Oriental e exige a retirada de Israel dos territórios ocupados em Gaza e na Cisjordânia.

As autoridades dessa nação árabe estabeleceram relações diplomáticas formais com a Venezuela em abril de 2009 e abriram uma representação diplomática em Caracas.