Jô Moraes defende recursos para defesa em seminário na Câmara

"O que ainda está por ser conquistado é a estabilidade do fluxo orçamentário dos investimentos públicos que não permita interrupções e a busca de alternativas de financiamento dos projetos estratégicos hoje existentes." Com estas palavras, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, abriu o Seminário Segurança e Defesa: suas implicações para o desenvolvimento nacional, nesta terça-feira (19). 

Jô Moraes defende recursos para defesa em seminário na Câmara - Agência Câmara

Em seu discurso, Jô lembrou que é preciso transformar o tema Defesa Nacional em um assunto de toda a sociedade: "Este debate se insere no esforço de nosso país em formular um pensamento estratégico que tome como base o atual cenário global, o entorno geoestratégico brasileiro, as relações da defesa com a sociedade e os desafios para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa".

Ela explicou que esta reflexão é feita em um momento de "prolongada crise internacional do sistema capitalista que produz duro impacto sobre as economias nacionais em todo o mundo e crescente instabilidade política e militar".

A parlamentar explicitou que a crise atual mostra a falência do modelo capitalista hegemônico que elevou a desigualdade social, contendo o avanço dos países em desenvolvimento e levando os países mais desenvolvidos à recessão e à estagnação.

Neste contexto, a deputada reforçou que o grande desafio é relacionar esses problemas com a questão estratégica nacional. "É preciso transformar o tema Defesa Nacional, até então assunto exclusivamente militar, em tema de toda a sociedade, de todos os interessados nos destinos do país", pontuou.

Base industrial

O debate reuniu ainda a ex–deputada e atual assessora especial do Ministério da Defesa, Perpétua Almeida e o deputado Carlos Zaratini (PT-SP).

A assessora especial do Ministério da Defesa, Perpétua Almeida, reafirmou que o Brasil deve consolidar uma base industrial de defesa, capaz de atender as demandas das Forças Armadas de irradiar conhecimento, emprego e tecnologia em outros setores da economia. 

Abordando a importância do elo entre o parlamento, o Executivo, as Forças Armadas, a sociedade e a indústria de defesa, ela mostrou que, não à toa, o Brasil recentemente sediou uma das maiores feiras de defesa e segurança da América Latina, cujo principal objetivo é promover produtos de segurança e defesa do Brasil.

"Para mim, esta é uma reação real de que o Brasil tem dado cada vez mais importância ao tema da defesa, da indústria da defesa e do desenvolvimento do país a partir desta perspectiva industrial", analisou perpétua Almeida.

Zaratini destacou os projetos de defesa que são atualmente desenvolvidos pelas Forças Armadas. "Julgo importante para a soberania nacional que nós tenhamos ativa a defesa do nosso oceano, a chamada Amazônia Azul, que é onde estão as nossas principais riquezas, como o petróleo, o desenvolvimento da pesca".