Embaixador da Síria busca ajuda humanitária em audiência na Câmara 

O embaixador da Síria, Ghassan Nseir reuniu-se com a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), para falar sobre o relacionamento entre os dois países. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (20), em Brasília. Na ocasião, Nseir frisou a importância das relações do seu país com o Brasil, “um país muito amigo, com uma imensa comunidade síria que considera o Brasil o seu próprio país”. 

Embaixador da Síria busca ajuda humanitária em audiência na Câmara - Cláudia Guerreiro

O embaixador falou sobre a crise no seu país, explicando o intenso ataque terrorista que assola a Síria. “Um terrorismo internacional, que não aceita o próximo. O que estes grupos terroristas têm feito é inominável: massacres, degolas e crucificação de pessoas, escravização de mulheres e estupro de crianças, destruição de locais históricos e tudo o que isto implica quando o terrorismo entra na vida de um país”.

Nseir informou que os terroristas são das mais diversas nacionalidades “82 ou mais”, afirmou. Segundo ele, o povo sírio está determinado a resistir e combater este terrorismo que é perpetrado pelos mais diversos grupos.

Quanto ao estreitamento dos laços entre os dois países, Nseir destacou que seria muito interessante se esta relação se estendesse ao parlamento, inclusive com um apoio maior na área humanitária, com doações de todo o tipo – alimentos, medicamentos etc – uma vez que por onde os grupos terroristas passam deixam um rastro de destruição.

Ele também destacou os problemas oriundos do bloqueio imposto pelos rebeldes – grupo de oposição ao governo do presidente Bashar Assad na Síria apoiado pelo Ocidente – que impedem que alimentos cheguem aos civis no país em guerra.

Jô Moraes afirmou que a preocupação com o país é muito grande e que “recuperar o clima de estabilidade na Síria é uma prioridade”. E se prontificou a verificar junto ao Ministério das Relações Exteriores quais as possibilidades de se ampliar a ajuda humanitária oferecida até agora.