Jô Moraes conversa com ministro sobre inteligência e defesa 

A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), reuniu-se, esta semana, com o ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos. A pauta incluiu temas relacionados ao desenvolvimento, à defesa nacional e a política nacional de inteligência.  

Jô quer violência à mulher como agravante em processo na Câmara - Agência Câmara

Mangabeira Unger ressaltou a necessidade de que o país pense uma nova estratégia de desenvolvimento pós-ajuste. Para ele existem três questões a serem destacadas: a primeira é a qualificação do ensino básico; a segunda é a democratização da atividade produtiva e o terceiro aspecto está na regionalização do desenvolvimento.

O ministro fez questão de destacar que a política de defesa ainda não é conhecida nem compreendida no país e que este debate será reforçado quando da revisão da legislação sobre a estratégia de defesa, prevista para ser feita este ano.

Jô Moraes concordou com a necessidade de se discutir com a sociedade o tema.“No meu entender a agenda após ajuste tem que ter foco. A meu ver ele está na reindustrialização do país, feita com base nos setores que desenvolvem inovação tecnológica, que agregam valor. Hoje na realidade industrial do país, a defesa é o setor que agrega valor”, avaliou.

No que diz respeito à política de inteligência, Mangabeira destacou que falta debate sobre o tema no Brasil, afirmando que, “neste campo, é quase nula a nossa atuação”. Do seu ponto de vista, a discussão deveria focar na legislação sobre a inteligência e incluir também a contra-inteligência.

Por sua vez, Jô Moraes reiterou sua convicção na urgência da assinatura – por parte da presidenta Dilma Rousseff – do documento que regulamenta a política nacional de inteligência, já apreciado pelo Congresso e que se encontra parado no Executivo há mais de quatro anos.