Ceará realiza convenção de solidariedade a Cuba

A consulesa-geral de Cuba, Laura Ivete Pujol Torres, participará do evento e debaterá o bloqueio econômico imposto pelos EUA ao país.

Nos dias 22 e 23 de Maio, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, em Fortaleza, acontece a IV Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba. O evento é uma iniciativa da Casa de Amizade Brasil-Cuba, com o apoio do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), e pretende reunir interessados e militantes dos movimentos sociais ligados à luta pela paz entre os povos.

A abertura do encontro está marcada para esta sexta-feira (22), às 19h, com uma palestra sobre a Base de Guantánamo, com o professor Sued Lima, membro do Observatório das Nacionalidades. No sábado (23), as atividades terão início com um café da manhã às 8h, seguido de debate sobre o fim do bloqueio a Cuba, com as presenças da consulesa-geral de Cuba, Laura Ivete Pujol Torres, do vereador Evaldo Lima, do professor da Uece José Meneleu Neto, e ainda da militante do Motu, Cineide Almeida. Às 10h, a sindicalista Valéria Mendonça apresentará um trabalho sobre sua experiência como brigadista em Cuba. Ao final, será lida e aprovada a Carta de Fortaleza, contendo propostas dos participantes do evento.

Segundo o presidente da Casa de Amizade Brasil-Cuba, Antônio Ibiapino, a convenção estadual de solidariedade a Cuba é um espaço para discutir as principais ações do movimento de solidariedade com Cuba. "Trata-se de um momento de reflexão sobre as questões contemporâneas da luta do povo cubano em defesa de sua vitoriosa revolução e projeções para o futuro”, destacou.

A Convenção Estadual também representa uma etapa de preparação para a XXII Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba, prevista para os dias 4, 5 e 6 de junho de 2015, em Recife (PE), que este ano irá debater o bloqueio dos EUA contra Cuba e comemorar a libertação dos “Cinco Heróis Cubanos”, detidos por 16 anos nos EUA e libertados no fim do ano passado. “É importante que a convenção estadual organize uma caravana representativa de militantes sociais e políticos em nosso estado rumo a Recife, para fortalecermos os laços de solidariedade que unem nossos povos”, afirmou Teresinha Braga, coordenadora do Cebrapaz-CE.

Serviço

IV Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba

Data: 22 e 23 de Maio de 2015
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica, Fortaleza/CE)
Mais informações: (85) 9134-4089 / (85) 9663-0822 / (85) 8536-4548

De Fortaleza,
Flaviene Vasconcelos (especial para o Vermelho-CE)